Supermercados reforçam compras para o Natal de 2011

27 de outubro de 2011

É o que aponta pesquisa realizada anualmente pela Abras 

É o que aponta pesquisa realizada anualmente pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). O estudo revela que o setor supermercadista espera um aumento, em faturamento, de 15,6% durante o período de festas de final de ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O otimismo do setor para o Natal e o Réveillon de 2011 ficou acima do registrado em 2010, quando a expectativa de crescimento nas vendas foi de 12,5%.

Tanto é que os supermercadistas já aumentaram as compras de todos os produtos de Natal em relação ao mesmo período do ano anterior. Cerveja, com 16,8%, frutas nacionais da época, com 16,3%, e refrigerante, com 16,1%, foram os produtos com maior percentual de aumento de encomendas em reais. Peixes frescos e congelados que, no ano passado, estavam entre os itens de menor crescimento, com 6,8% e 9,1%, respectivamente, este ano apresentam uma forte recuperação com 14,2% e 15,3%. Os produtos de menor crescimento percentual de encomendas em 2011 foram peru, com 4,5%, e tender, com 3,9% em relação a 2010.

As encomendas de importados continuam em alta. Entre os destaques estão itens gerais (azeites, azeitonas, queijos, embutidos, entre outros), com aumento de 14,0%, seguidos por frutas especiais (12,9%) e vinhos (12,2%).

“O final de ano é tradicionalmente o melhor período de vendas para o setor supermercadista. Estamos otimistas e nossa expectativa é de superar a boa marca de 2010, pois contamos com um momento de estabilidade econômica e perspectivas de crescimento da renda do brasileiro em 2012, com o aumento do salário mínimo. Com isso, é natural concluir que a mesa será mais farta nas festas natalinas”, conclui o presidente da Abras, Sussumu Honda.