Débora Alves , da Exame.com
O custo médio para a instalação passou de 114 mil reais em 2008 para 208 mil reais em 2011; se considerar aluguel e taxa de franquia, o valor pode até dobrar
São Paulo – Dizer que as franquias são um mercado em expansão no Brasil já se tornou um clichê. Em 2011, o crescimento ficou na casa dos 15%. Foram mais 17,6 mil novas unidades, com geração de 275.298 empregos diretos e um faturamento de 86 bilhões de reais. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) projeta um aumento de 15% para este ano.
O que nem todo mundo sabe é que essa prosperidade não se reflete em preços mais acessíveis. Pelo contrário, os gastos para abrir uma franquia estão em vertiginosa aceleração. De acordo com dados da consultoria Rizzo Franchise, nos últimos quatro anos, esses gastos praticamente dobraram (confira o gráfico da Rizzo Franchise abaixo).
Segundo as informações, o custo médio de instalação de uma franquia aumentou 33% de 2010 para 2011. O consultor Marcus Rizzo explica que a média considera obras, equipamentos e insumos básicos, mas deixa de fora gastos como o aluguel do ponto, as luvas e a taxa de franquia. “Se levarmos em consideração todos esses fatores, o custo pode até dobrar, em alguns casos”, diz.
O levantamento mostra que o setor mais caro para se investir em franquias hoje é hotelariae turismo, com uma média de gastos de quase 1,5 milhão de reais. Para quem quer gastar pouco, a dica é investir em negócios relacionados à área financeira, cujos gastos considerados pela pesquisa vão pouco além dos 50 mil reais.
Continue lendo aqui.