CNDL: Regulação do Cadastro Positivo é fundamental para expandir crédito

14 de fevereiro de 2012


Fonte:
 Agência Leia

Imagem: Google

Entre as principais estratégias do governo para estimular a economia este ano está a elevação da concessão de crédito

Entre as principais estratégias do governo para estimular a economia este ano está a elevação da concessão de crédito, que deve

subir 15% este ano, de acordo com dados do Banco Central (BC). Mas é preciso que as ferramentas que apóiam as concessões de crédito sejam aprimoradas, como por exemplo que se regule as regras do Cadastro Positivo. A avaliação é do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior.

Segundo o executivo, a criação da lista de bom pagadores, que possibilitaria que os juros dos financiamentos sejam menores, seria uma ferramenta importante para os cedentes de crédito, dando mais segurança ao processo. “A ferramenta que temos hoje para concessão de crédito funcionou bem, mas agora precisamos de algo extra para aumentar a concessão de crédito.

Se nós não tivermos essa ferramenta, o crédito vai continuar crescendo, mas não na velocidade e segurança que precisamos”, disse.

Com a redução das margens de lucro para compensar os não-pagadores, Pellizzaro acredita que os critérios para concessões também devem ficar mais severos, para evitar o aumento da inadimplência.

O aumento das operações de financiamento nos cartões de crédito também tem impulsionado a elevação da base de inadimplentes, e precisa ser controlada, na visão do executivo da CNDL. Outras formas de crédito devem ser oferecidas aos clientes, destaca ainda Pellizzaro.

“A penetração do plástico está sendo extremamente alta, e quem entra no estoque de inadimplentes oriundos do cartão não sai mais”, afirmou. O uso de outras formas de parcelamento, como o uso de cheques pré-datados e parcelamentos no cartão de crédito diretamente com a loja (opção que tem juros menor do que o rotativo), podem ser formas mais baratas de endividamento para os consumidores.