Construção do Shopping Popular é uma questão de respeito ao cidadão

16 de fevereiro de 2012

Por Analice Vieira – Ascom CDL – Vitória da Conquista
fotos: Analice Vieira

A necessidade de infraestrutura na Praça Arlindo Rodrigues, a conhecida “Feira do Paraguai”, é urgente. Os comerciantes não têm banheiro, não têm segurança, a rede elétrica é precária. Segundo estes, a clientela está diminuindo, pois até mesmo a circulação de pessoas no local é difícil. Tudo isso, porém, se resolveria com a construção do Shopping Popular.

O presidente do Sindicato dos Sacoleiros, Ambulantes e Camelôs – SINDSAC, Valdemir Pereira, conhecido como Sky, enfatiza a importância da revitalização do Centro a começar pela construção do Shopping Popular“Conquista tem o comércio forte, está se desenvolvendo em vários aspectos, e o Centro da cidade está arcaico, já merece ser revitalizado. O Shopping Popular seria a organização dos camelôs da Praça da Bandeira, Feira do Paraguai, Travessa Santa Rita, e o Artesanato num mesmo espaço, organizado e com infraestrutura para que a gente possa trabalhar”.

Outra comerciante do local, Nailza Teixeira, também destaca que a construção do Shopping Popular é uma questão de respeito ao cidadão: “Já existem aqui muitos Micro Empreendedores Individuais e micro empresas. As pessoas que trabalham aqui são pais e mães de família, que lutam diariamente pela sobrevivência. São pessoas comprometidas com o trabalho, e que têm uma visão comercial, mas não têm outro espaço”.

Sky informou que desde a última entrevista ao Informe CDL, no mês de outubro, não houve sequer um contado da Prefeitura com o Sindicato sobre o andamento do projeto para construção do Shopping Popular.

Segundo Sky, há um ano, em fevereiro de 2011, representantes do SINDSAC tiveram a primeira reunião com prefeito Guilherme Menezes, em que apresentaram um projeto, idealizado pelos camelôs, para a construção do Shopping Popular. Em agosto de 2011, após seis meses sem resposta por parte da Prefeitura, os representantes do SINDSAC solicitaram uma nova reunião com o Prefeito. Desta vez, foram recebidos pelo secretário de Serviços Públicos, Miguel Felício, e pelo chefe de gabinete, Marcio Higino. Nesta última reunião, o Sindicato obteve a resposta que o projeto tinha sido analisado, reformulado e aprovado, aguardando apenas os recursos da Sedur – Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia. No entanto, o Sindicato não teve acesso a este novo projeto, o que tem gerado boatos e especulações por parte da categoria sobre como e onde será construído o Shopping.
Em entrevista à CDL, o Prefeito Guilherme Menezes esclarece estas questões. A entrevista estará aqui no site na sexta-feira (17).

Com a revitalização da área comercial do Centro, o maior benefício será para a população de Conquista, que merece uma cidade mais bonita e atrativa, com mais comodidade e infraestrutura, como também, os visitantes de outras localidades, que escolhem o comércio conquistense para investir e fazer suas compras, movimentando ainda mais a economia da nossa cidade.