Revitalização do Centro Comercial URGENTE!

16 de fevereiro de 2012

Ascom CDL – Vitória da Conquista
foto: Ascom CDL

A revitalização do Centro Comercial de Conquista é mais que um sonho dos comerciantes, é uma necessidade e uma reivindicação de quem contribui para o desenvolvimento do município. O comércio é o setor da economia que mais gera emprego em Conquista, além de contribuir para a geração de renda, aumentar do PIB do município e atrair consumidores de outras localidades, fomentando vários segmentos da economia.

A proposta de revitalização do Centro comercial consiste, basicamente, na construção do Shopping Popular e no Shopping a Céu Aberto. Este é um assunto discutido há anos, no entanto, até hoje, nada foi colocado em prática, e os projetos não têm data para serem executados.

Inclusive, este assunto já foi abordado pelo Informe CDL de março de 2010, e também foi tema de debate em sessão especial na Câmara de Vereadores.

Shopping Popular – O Sindicato dos Sacoleiros, Ambulantes e Camelôs – SINDISAC espera que o Shopping Popular seja um prédio, com uma quantidade de boxes (pequenas lojas) suficiente para acomodar os camelôs, que já estão legalizados e trabalham, atualmente, na “Feira do Paraguai”, Praça da Bandeira e Travessa Santa Rita. O shopping deve contar em sua infraestrutura com banheiros, praça de alimentação e estacionamento.

Shopping a Céu Aberto – O SEBRAE desenvolveu um projeto conceitual para a organização da área comercial do Centro, com algumas características de um shopping tradicional. O projeto envolve o tratamento do Rio Verruga, “despoluição” visual das fachadas das lojas, acessibilidade, mudanças na rede elétrica e melhorias em algumas ruas, praças e avenidas. Este projeto já foi apresentado para o poder público municipal e comerciantes há, aproximadamente, seis anos, pois necessita desta parceria para ser realizado.