Calote das micro e pequenas empresas atinge menor nível da história para janeiro

24 de fevereiro de 2012

Firmas comerciais são as mais pontuais, à frente das industriais e das do setor de serviços

A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas brasileiras ficou em 94,8% em janeiro, melhor resultado para o mês desde 2006, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (23) pela Serasa Experian.

Isso quer dizer que, de cada 1.000 pagamentos, 948 foram feitos à vista ou com prazo máximo de sete dias. Em janeiro de 2011, a pontualidade de pagamento chegou a 94,7% e, no mesmo mês de 2010, a 93,8%.

O resultado se deve, segundo os economistas da Serasa, ao processo de redução da taxa de juros, da normalização dos níveis de calote das famílias e da reativação do crescimento econômico a partir do final do ano passado.

Com este cenário, a trajetória de inadimplência das micro e pequenas empresas tende a cair ainda mais nos próximos meses.

As firmas comerciais tiveram o melhor nível de pontualidade de pagamentos em janeiro, com 95,7%. Na segunda posição ficaram as pequenas indústrias, com 94%. Por fim, as firmas do setor de serviços registraram 93,5% de pontualidade no primeiro mês do ano.

O montante médio dos pagamentos subiu 12,2% na comparação entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2011. Com isso, o valor médio passou de R$ 1.597 para R$ 1.791.

As maiores elevações ocorreram no comércio (12,7%), seguido pela indústria (12,5%) e do setor de serviços (4,4%).

Apesar da alta mais modesta, as firmas prestadoras de serviços têm o maior valor médio, com R$ 1.880, seguidas pelos comércios (R$ 1.808) e pelas indústrias (R$ 1.619).

Fonte: R7
imagem: Google