Brasil é o quarto país mais feliz do mundo

27 de fevereiro de 2012

Mesmo com crises e conflitos de impacto global, o mundo está mais feliz que em 2007, segundo a pesquisa

Brasil é o quarto país mais feliz do mundo, empatado com a Turquia, segundo uma pesquisa da Ipsos. De acordo com a pesquisa, feita por encomenda da “What Makes You Happy Magazine”, 22% das pessoas ouvidas em 24 países disseram estar “muito felizes” com as suas vidas.

A pesquisa, feita em novembro de 2011, usa como critério para aferir a “felicidade” a declaração dos próprios entrevistados. Entre as mais de 18 mil pessoas ouvidas, 77% se disseram “felizes”.

Apesar da crise econômica e dos conflitos que se abateram sobre o mundo neste período, o nível de felicidade em 2011 era maior que em 2007, quando a média de “muito felizes” era de 20%, dois pontos percentuais abaixo da atual.

América Latina é a região mais feliz do mundo, com 32% dos habitantes se declarando muito felizes, contra 27% na América do Norte e 24% na Ásia/Pacífico e África/Oriente Médio. Na Europa, onde a crise bateu mais forte, o nível de felicidade está abaixo da média: apenas 15% se declaram “muito felizes”.

Entre os 24 países pesquisados, a Indonésia é o mais feliz, com mais da metade da população (51%) declarando-se “muito feliz”.

O Brasil aparece logo após Índia e o México, empatado com a Turquia, com 30% de muito felizes. Em seguida, aparecem Australia e Estados Unidos, com 28% cada.

Na contramão, entre os países com menor porcentagem de pessoas “muito felizes” , aparecem Hungria (6%), Coreia do Sul (7%), Rússia (8%), Espanha (11%) e Itália (13%).

Embora ainda esteja bem colocado no ranking, o Brasil está menos feliz que em 2007, tendo perdido 9 pontos percentuais em relação ao total de pessoas “muito felizes” naquele ano.

O ranking de felicidade “autodeclarada” vai na contramão de outras medições que colocam apenas os países mais ricos entre os mais felizes – a Indonésia, líder em felicidade nesta pesquisa, está na posição 119 no ranking de PIB per capta do Fundo Monetário Internacional (FMI), por exemplo.

Brasil, México e Índia também possuem PIBs per capta inferiores a países menos felizes do ranking, como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Veja quais são os países mais felizes do mundo, segundo a pesquisa:

 

Fonte: Exame.com – Economia