Varejo: 43% acreditam que seus negócios crescerão nos próximos anos

28 de fevereiro de 2012

Os varejistas do país estão otimistas com os seus negócios nos próximos anos. Um levantamento realizado pela consultoria Boucinhas&Campos revelou que 43% acreditam no crescimento dos negócios. Pelos dados da pesquisa, os empresários apostam em ampliação no número de lojas e em expansão do faturamento.

Nos próximos anos, eles pretendem também aprimorar os investimentos na cadeia de logística, melhorar os processos para maior controle e aprimorar mecanismos de gestão e planejamentos estratégicos. A resposta foi apontada por 21% dos respondentes.

Já 7% disseram que investirão em treinamentos. “Apesar de serem mais aplicados, as empresas estão deixando este item em uma ordem menor de prioridade para os investimentos em 2012”, explica a sócia-diretora da consultoria, Celeste Boucinhas.

Além disso, 29% apontaram que investirão na adequação do processo de inventário, terceirização de inventários e reestruturação dos procedimentos do planejamento estratégico.

Principais desafios

O estudo indicou ainda quais são os principais desafios do setor. Para 43%, é a gestão e a prevenção de perdas do estoque. Em seguida, com 29%, aparece a falta de mão de obra capacitada, o que justifica as contratações insatisfatórias e alto turnover.

Outros 21% apontam a gestão de transporte, que influencia diretamente na logística de distribuição, enquanto 14% apontam a gestão de produtos perecíveis. Já 7% disseram que a principal dificuldade é adquirir novas tecnologias.

Os varejistas apontaram ainda as dificuldades em estruturar de forma eficiente a área de gestão de estoque, evitar perdas derivadas de fraudes e reduzir os dias de estoques por melhorar a rentabilidade.

Como resolver?

Ao serem questionados quais seriam as soluções para os problemas indicados acima, 36% declararam que é a realização de capacitação e treinamento dos funcionários.

Outros 29% apontaram investimento na melhoria dos processos, com o objetivo de aumentar o controle, e 21% citaram a realização de inventários. Já 14% disseram que é investir em geral e segmentar, com foco em controle sobre determinados produtos.

Fonte: Infomoney
Imagem: Google