Falta de planejamento é uma das características dos compradores compulsivos

5 de março de 2012
A falta de planejamento e o impulso de aquisição excessiva são as principais características dos compradores compulsivos, segundo revela a psicóloga Tatiana Zambrano Filomensky.De acordo com pesquisa da psicóloga, realizada na FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), a compra compulsiva, ao contrário do que muitos imaginam, é um distúrbio psicológico que possui características específicas, diferentes das observadas em portadores de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e do Transtorno Bipolar.

“O paciente apresenta uma deficiência no planejamento de suas ações e impulso de aquisição excessiva (…) Desta forma, o comprador compulsivo não pensa nas consequências dos seus atos a longo prazo, levando em conta apenas a satisfação do momento de comprar”, explica Tatiana, conforme publicado pela Agência USP.

O que têm em comum?

Apesar de possuírem características diferentes, em alguns momentos, pacientes de TOC ou de Transtorno Bipolar podem apresentar comportamentos de gasto excessivo. No segundo caso, explica, o gasto excessivo é um dos sintomas do estágio de mania, que é o período de mais agitação e euforia nos bipolares.

De acordo com a pesquisadora, a instabilidade afetiva dos portadores de transtorno bipolar pode levá-los a comprar compulsivamente, quando se encontram neste estado. Já nos compradores compulsivos, não é a perda de regulação do humor que os leva a comprar.

No que diz respeito aos portadores de TOC, a única aproximação verificada é a aquisição compulsiva.

Tratamento

Devido aos sintomas distintos, que podem gerar prejuízos pessoais, financeiros e familiares, defende a psicóloga, é necessário o desenvolvimento de novos tratamentos voltados especificamente aos portadores do distúrbio.

Tatiana diz que terapias em grupo focadas no problema costumam dar bons resultados. Independentemente se a terapia é em grupo ou individual, abordar questões no que diz respeito à perda do controle, à diferenciação entre o que é uma compra normal e uma compra compulsiva, bem como englobar a educação financeira, ensinando a pessoa a lidar com o dinheiro, costuma ajudar os compradores compulsivos a lidarem melhor com a situação.


Fonte:
 Varejista.com
Imagem: Google