3M e a Responsabilidade Ambiental

11 de março de 2012

Respeitar o meio ambiente faz parte dos valores da empresa, e praticar ações que resultam na preservação ambiental também é parte da cultura da corporação. A 3M acredita que por meio de seus recursos e de seus funcionários pode contribuir para a conscientização de outras empresas e pessoas sobre a importância do uso racional das reservas de energia e das matérias-primas utilizadas no dia-a-dia da empresa.

Ao longo dos anos, a 3M tem demonstrado sua preocupação e postura consciente com relação à preservação do meio ambiente. Pioneira, a empresa estabeleceu em 1975 programas e políticas ambientais que desde então refletem o posicionamento da companhia no mercado como uma empresa ética, consciente e ambientalmente responsável. Com altos investimentos no desenvolvimento de tecnologias para tratamento do lixo industrial, reciclagem de produtos e prevenção à poluição, a 3M consegue obter soluções práticas e eficientes para a proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida de seus funcionários e das comunidades em que atua.

A Política Corporativa de Meio Ambiente, emitida em 1975, é válida para todas as fábricas da companhia no mundo, e declara que a 3M reconhecerá e exercerá sua responsabilidade para:

Solucionar os seus problemas de poluição ambiental.
Prevenir a poluição na fonte, onde e quando possível.
Desenvolver produtos que tenham o mínimo efeito no meio ambiente.
Conservar os recursos naturais por meio da prática de reciclagem e outros métodos apropriados.
Assegurar que suas instalações e produtos suportam e estão de acordo com os regulamentos das agências ambientais.
Apoiar, sempre que possível, agências governamentais e organizações oficiais que defendem a preservação ambiental.
Seguindo a política ambiental corporativa da companhia, a 3M do Brasil cumpre as normas internas, inclusive as que, eventualmente ainda hoje não estejam previstas na legislação ambiental brasileira, mas que possivelmente serão no futuro. Um exemplo desta postura é o controle do lançamento de solventes na atmosfera, com a implantação de processos de fabricação que não utilizam este produto, sobre o qual ainda não existe legislação no Brasil.

Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional

“As empresas 3M do Brasil, 3M Manaus Indústria de Produtos Químicos, Cuno Latina e Abzil Indústria e Comércio, fabricantes de produtos nos segmentos de Serviços de Segurança e Proteção, Elétrico & Comunicações, Industrial & Transportes, Consumo & Escritório, Displays & Gráficos e Cuidados da Saúde, destinados ao mercado local e de exportação, buscam:

– Proporcionar aos que nelas atuam um local de trabalho seguro, saudável e com responsabilidade ambiental e social.
– Analisar seus processos para determinar seus impactos e riscos significativos, buscando solucionar problemas por meio da melhor tecnologia viável, tendo o compromisso com a melhoria contínua.
– Preservar sempre os recursos naturais, sendo pró-ativa, prevenindo e corrigindo poluição na fonte e trabalhando sempre na prevenção de lesões e doenças ocupacionais.
– Assegurar que nossas fábricas e produtos atendam toda a legislação municipal, estadual e federal e estejam em conformidade com outras obrigações aplicáveis.
– Assistir, sempre que possível, as agências governamentais engajadas em atividades de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
– Treinar os funcionários para exercer seus deveres e responsabilidades, desenvolvendo programas que promovam o comprometimento de todos com esta política.
– Promover a Análise Crítica periódica desta política, bem como do Sistema de Gestão, responsabilizando a liderança pela priorização destas atividades.”

Preservação da Água

Os efluentes utilizados nos processos de fabricação dos produtos são enviados para as estações de tratamento de efluentes – ETE – das unidades 3M de Sumaré e de Ribeirão Preto. Depois de serem devidamente tratados e avaliados com relação ao atendimento aos requisitos legais estabelecidos pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), são descartados em corpos d’água. Os efluentes também podem ser enviados a ETEs municipais, como acontece na unidade 3M de Itapetininga.

A companhia implementou diversos projetos que visam à otimização da utilização da água nos processos de manufatura e nas instalações da empresa, ao mesmo tempo em que possibilitam o atendimento eficiente ao crescimento da capacidade produtiva sem aumento na captação de água, coletada, atualmente, nas lagoas e poços artesianos das unidades da 3M no Brasil. Como exemplo, um dos projetos visa o aumento da reutilização do efluente tratado, por meio do processo de osmose reversa.

Continue lendo aqui.

Fonte: 3M