Otimistas, varejistas projetam crescimento de 6% em 2012

12 de março de 2012

Os varejistas estão otimistas com as vendas deste ano e projetam crescimento de 6%, em função das recentes reduções da Selic. A informação é da FCDLESP (Federação de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) e foi divulgada nesta quinta-feira (8).

De acordo com a entidade, a estratégia do governo em baixar os juros e diminuir os impostos para estimular a produção nacional, assim como fez com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), deve fomentar o comércio.

“A queda da Selic deve facilitar o consumo e o crediário. Esta baixa pode alavancar as vendas e isso é importante para os lojistas”, afirma o presidente da Federação, Mauricio Stainoff.

Retomada

E quem também enxerga pontos positivos nesse ciclo de quedas consecutivas é o economista e professor livre docente do departamento de economia da USP, Fábio Kanczuk. Para ele, o varejo nos últimos dois trimestres de 2011 teve um mau desempenho, mas, em 2012, certamente vai se sair melhor.

“O Banco Central reverteu o aperto nos juros e começou a soltar crédito, fato importante neste começo de ano. Além disso, a economia ainda está caminhando a passos lentos, já que apresenta um crescimento próximo de zero. Contudo, acredito que até o 2º semestre de 2012 seja possível chegar a 7%”, declarou.

ABC Paulista

A situação se repete no ABC Paulista, cujas cidades somam 2,5 milhões de habitantes. “Ali a previsão de crescimento se mantém a mesma do ano anterior, ou seja, de 6% a 7%”, afirma o vice-presidente regional da FCDLESP, Evandro de Lima.

Para ele, o crescimento continuado do País é uma realidade que segue puxada pela alta de setores como os de comunicação e informática. “Outros segmentos que também têm favorecido o Brasil são os de móveis e materiais de construção. Se o governo mantiver a redução do IPI, os eletrodomésticos também ajudarão neste aumento”, afirma.

No interior paulista

Segundo informações das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) locais, a estabilidade de crescimento do varejo também se manterá no interior de São Paulo.

De acordo com o presidente da CDL de Franca, Pedro José Olivito Lancha, o Brasil encontra-se em um bom momento para o consumo, mas o crescimento na região ainda deve ficar em torno de 4% a 5%.

“A tendência é melhorar um pouco, mas não muito, devido à desaceleração da economia. Será um ano bom, mas sem grandes euforias. O cenário de crescimento de 10% que a região teve em 2011 não será o mesmo para este ano”, opina.

Fonte: Infomoney
Imagem: google