Você sabe o que faz seus clientes comprarem?

12 de março de 2012

Varejista.com

Seus clientes estão satisfeitos? Você já fez alguma pesquisa com eles? Se eles compraram, por que o fizeram? Se eles não compraram, por que não o fizeram? Foi devido ao seu atendimento, ao seu sortimento, às normas da empresa, à sua reputação?

Enfim, já parou para pensar o que realmente faz com que seus clientes comprem? Então, não tente adivinhar: descubra!

Nesse caso, há somente uma maneira de descobrir – fazendo uma pesquisa. Se você possui os contatos dos clientes que compram em sua loja esse processo será mais fácil. Seu trabalho será simplesmente escolher alguns deles, a intervalos regulares, e lhes fazer algumas perguntas. Poucas pessoas farão objeções ao seu telefonema, se souberem que ele será breve. Contudo, você também poderá utilizar um formulário para ser preenchido por aqueles que estiverem em sua loja.

Mas, quais devem ser as perguntas? Isso dependerá do que você deseja descobrir. Ao fazer uma pesquisa, você está interessado, por exemplo, nas opiniões deles sobre:

• sua loja;
• seu atendimento;
• seus produtos;
• seus hábitos de consumo etc.

Faça perguntas diretas, pois isso facilitará a resposta dos clientes e, ao mesmo tempo, simplificará a tabulação das respostas. Para realmente conhecê-los, nem sempre é necessário fazer um questionário longo demais, porque fica cansativo e menos atraente.

Atualmente, descobrir as impressões de seus clientes é extremamente importante e fará toda a diferença para os resultados de sua loja.