A taxa de inadimplência de veículos, considerando atrasos acima de 90 dias, alcançou 5,26% da carteira de crédito para pessoa física em janeiro no país. O percentual é o mais alto em 30 meses, sendo superado apenas pelo dado contabilizado em julho de 2009 (5,34%).
Para o presidente da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), Décio Carbonari, ainda é cedo para afirmar como será 2012. “O aumento da inadimplência não é positivo, mas a situação segue sob controle. Além disso, baseado no cenário de retomada da atividade econômica e crescimento da renda média do brasileiro, o índice deve baixar nos próximos meses”, prevê.
A taxa de juros fechou em 2% ao mês. Os planos de financiamento nos novos contratos chegaram a média de 41 meses, três a menos do que o registrado um ano atrás.
O saldo total de crédito para aquisição de carros atingiu R$ 200,9 bilhões, com crescimento de 8% em comparação com igual período do ano passado.
“O cenário atual segue a tendência histórica de moderação de vendas de veículos nos primeiros meses do ano, em que menos pessoas buscam adquirir o bem entre os meses de janeiro e fevereiro”, afirma Carbonari.
Fonte: Folha Online
Imagem: Google