8 “mentiras” de carreira que você conta para si mesmo

19 de março de 2012

Por Camila Lam, de Exame.com

                                      De acordo com especialistas, o profissional com atitude passiva não pensa na carreira a longo prazo

 

São Paulo – Comodismo não deve fazer parte do vocabulário de quem quer crescer nacarreira. “Quando um profissional se sabota, geralmente é porque não tem um plano B para evoluir profissionalmente”, afirma Mike Martins, diretor executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC).

Para João Mendes de Almeida, coach e consultor de carreira da Vicky Bloch Associados, a tendência das pessoas se acomodarem no emprego é compreensível: para evitar sair da zona de conforto elas criam obstáculos, muitas vezes mentais.

Confira abaixo, algumas frases que, segundo os especialistas sinalizam a auto sabotagem profissional.

1 Não trocarei seis por meia dúzia

Almeida afirma que o profissional que utiliza este argumento diante de uma nova oportunidade, normalmente, acredita que as empresas de sua área se parecem, quando nem sempre é verdade.

Para os especialistas, é preciso fazer uma pesquisa, conversar com profissionais de outras empresas e colocar no papel as vantagens e desvantagens de cada companhia. Às vezes, há uma oportunidade melhor, mas a iniciativa tem que partir do profissional.

2 Meu emprego é ruim, mas é melhor do que nada

“O desconhecido é difícil, mas esta frase é típica de um profissional que não faz esforço para mudar”, afirma Almeida.

De acordo com Martins, é a mesma situação de quando uma pessoa é questionada sobre como vai o emprego. “Com o clássico ‘estou levando’, é possível identificar de que algo está acontecendo”, diz. E que o profissional tem uma postura passiva diante disso.

 

Continue lendo aqui.