Confira dicas fáceis para economizar combustível

21 de março de 2012

De Carsale
Imagem Google

 

Carsale – Que tal transformar o seu veículo em um eco-car? Para isso não é preciso de mudanças radicais, como alterar o sistema de propulsão para um do tipo híbrido ou equipá-lo com baterias para torná-lo elétrico. Uma alteração mais simples pode gerar resultados eficientes. Bastam alguns ajustes em uma peça fundamental, chamada “motorista”. E é sério.

Prestar atenção em alguns pontos durante a condução contribui com a redução no consumo de combustível e, por conseqüência, diminui a quantidade de emissões de poluentes no meio ambiente. Além disso, revisar alguns itens do veículo periodicamente ajuda a mantê-lo eficiente e menos beberrão.

Se você está disposto a seguir alguns conselhos com o objetivo de tornar o seu carro mais ecológico, confira as dicas abaixo.

A correta relação entre marcha e velocidade faz toda a diferença. Tente andar sempre na marcha mais alta possível, evitando assim que o giro do motor fique acima do necessário. Quando for encarar uma subida, o aconselhável também é procurar a marcha mais alta que o carro consegue ter força. Evite aceleradas bruscas. De maneira geral, não é necessário exigir do motor que ultrapasse as 2.000 rotações.

Outra forma de reduzir o consumo é desligar o carro, caso vá ficar parado mais de 30 segundos. Isso porque o custo para dar partida no veículo equivale a cinco segundos de funcionamento. Siga essa recomendação em caso de congestionamentos, mas quando o trânsito estiver fluindo não é recomendável desligá-lo a cada semáforo.

Fique de olho!

Manter o carro em seu melhor funcionamento também evita desperdícios de combustível. Veja o quanto cada um dos itens da tabela abaixo podem afetar no consumo.