Especialista em batizar produtos dá dicas de como criar novas marcas

21 de março de 2012

Do Globo-News
Imagem Google

CEO da Lexicon, David Placek trabalha com mais de 75 linguistas e sua empresa foi responsável por criar nomes como o BlackBerry.

Ideia elaborada e sonoridade simples. São com esses dois conceitos básicos em mente que trabalha a primeira empresa do mundo especializada em batizar novos produtos. A Lexicon (de léxico, que significa “leis que regem a língua”), está por trás de grandes nomes, como o do celular BlackBerry, uma dos cases de sucesso da companhia.
O CEO da Lexicon, David Placek, contou no “Mundo S/A” desta semana como conseguiram chegar à marca. Enquanto o cliente vinha com propostas de nomes mais óbvios, entre eles, EasyMail, a Lexicon bateu o pé ressaltando que, para se ganhar o mercado, é preciso apelo e imprevisibilidade.

Apesar de soar pretensioso, a busca pelo nome ideal começou com uma simples entrevista a pessoas que desembarcavam das balsas que chegavam a Salsalito, no sul da Califórnia, onde fica a Lexicon. “Conversamos com elas sobre e-mail, pager, telefone e notamos que a tensão aumentava quando falávamos sobre isso. A estratégia foi: ‘como podemos amenizar a pressão de alguém através de um nome? Pensamos em frutas frescas, frutas exóticas e acabamos chegando ao BlackBerry, que tem a cor do celular, além de letras com sons bem fortes”.

Você conseguiria chegar a esse raciocínio? Para David Placek, o mais importante é aprender a elaborar uma ideia a partir de conceitos e sons básicos, no ritmo “consoante-vogal-consoante”, como faz uma criança que aprende a falar “mamãe” e “papai”.