A importância do equilíbrio na vida financeira

22 de março de 2012

Por 

Assistir a um bom programa sempre é interessante. E tive uma grata surpresa ao assistir ao Globo Repórter, que tratou do tema “educação financeira”. Confesso que nunca gostei muito da abordagem da maioria dos programas sobre o assunto, mas dei mais uma chance e não me arrependi.
Os casos apresentados foram muito interessantes e até divertidos. Já os educadores financeiros deixaram a desejar. Talvez pela edição do programa, que não focou no que era importante ou pelo curto tempo dedicado aos educadores.

Entretanto, na minha opinião, o Globo Repórter pecou num ponto bastante relevante: equilíbrio. Todos os casos apresentados basearam-se nos opostos: ou o indivíduo só poupava ou só gastava. E o meio termo, nesse caso, é a relação mais saudável que existe para a vida financeira.

Valorize seu trabalho através do seu dinheiro

O caso mais interessante do programa foi apresentado logo no primeiro bloco: a faxineira que poupou dinheiro e conseguiu comprar um apartamento de 155 metros quadrados com vista para o mar.
Ela definiu como objetivo financeiro principal a construção de um bom patrimônio e se esforçou a vida inteira para isso. Para trabalhar, sempre ia andando. Nunca teve carro ou mesmo pegou ônibus.
Para fazer 14 faxinas por semana, era preciso ser eficiente e aproveitar cada minuto para fazer o trabalho bem feito e conclui-lo o quanto antes, para conseguir fazer a faxina seguinte.
No final das contas, alcançou seu objetivo: comprou um ótimo apartamento, já se aposentou e ainda vive da renda do aluguel de outro apartamento e de algumas aplicações.

É preciso ter equilíbrio

Que o caso da dona Rita é um sucesso, ninguém pode negar. Mas todos os casos apresentados foram de pessoas que não gastavam com absolutamente nada. Praticamente deixaram de aproveitar a vida por anos.
Dona Rita ia para o trabalho andando (às vezes por 40 minutos) só para economizar a passagem do ônibus. Além disso, não lembrava qual tinha sido a última vez que havia saído para jantar fora de casa. Entre outros muitos exemplos exagerados.
E é isso que eu não gosto dos programas sobre educação financeira que a maioria dos canais exibe. Eles passam a ideia de que só é possível atingir objetivos financeiros mediante um sacrifício extremo. E isso não é a verdade.
O grande problema disso é que muitos percebem que nunca conseguirão ser como a dona Rita e simplesmente desistem dos seus objetivos. Mas não é por aí!
É possível ter um controle rigoroso sobre o orçamento familiar e ainda assim separar uma parte do dinheiro poupado para realização de sonhos, como uma grande viagem ou simplesmente uma saída para jantar fora de casa com a família.

Planejamento, disciplina e equilíbrio

Já deixei claro em vários artigos que o segredo do sucesso para uma vida financeira tranquila é montar um bom planejamento, com um orçamento realista, ter disciplina para seguir esse plano à risca e equilíbrio para aproveitar o presente e poupar para o futuro.
Escrevi um ótimo artigo sobre o tema, que aproveito para recomendar a leitura: “Viver ou juntar dinheiro? Escolho os dois!“.
Este artigo foi uma resposta a um comentário do Max Gehringer, onde ele insinua que temos que decidir se queremos viver o presente ou o futuro.
Eu defendo que é possível viver o presente e o futuro. Basta se planejar, ter disciplina e equilíbrio.