O que é taxa de carregamento?

26 de março de 2012

Por Rafael Seabra

Atualmente quase todo mundo se preocupa com a aposentadoria. Depender apenas dos proventos do INSS pode ocasionar uma grande perda de renda no futuro. Por conta disso, torna-se cada vez mais importante um plano de previdência complementar.
O problema é que muita gente contrata um plano de previdência privada sem ao menos entender a diferença entre PGBL e VGBL, além de não levar em conta o impacto da taxa de administração e taxa de carregamento.
Como muitos já sabem o que é a taxa de administração (e como essa taxa é descontada do investimento), o objetivo deste artigo é mostrar o que é a taxa de carregamento e como ela impacta suas aplicações.
O que é taxa de administração?

É importante entender o que significa essa taxa antes de explicar a de carregamento.
A taxa de administração é a recompensa que o gestor recebe pelo seu trabalho em administrar os recursos que você aplicou.
A cobrança se dá sobre o montante total aplicado ao longo de um determinado período. Exemplo: caso seu plano tenha uma taxa de administração de 2% ao ano, se você investir inicialmente R$ 10 mil, o administrador do plano vai retirar, ao longo do ano, R$ 200,00 do valor investido, independente da rentabilidade.
Então o que é a taxa de carregamento?

Além da taxa de administração, muitos planos de previdência privada sofrem também a incidência da taxa de carregamento. Esta taxa tem a função de arcar com os custos da empresa que administra a aplicação.
A taxa de carregamento incide sobre as contribuições. Funciona da seguinte maneira: de cada R$ 1,00 investido, apenas uma parte é efetivamente investida; a outra é utilizada para arcar com o custo da empresa.
Desse modo, uma taxa de carregamento de 1% equivale a investir R$ 99,00 para cada R$ 100,00 contribuído. A outra parte (R$ 1,00) é retida para compensar os custos em aplicar o dinheiro.
Qual o impacto dessas taxas no meu plano?

Imenso! Como os planos investem basicamente nas mesmas alternativas de investimento (títulos públicos e ações, majoritariamente), quanto maior essas taxas, menor será sua rentabilidade e consequentemente seu benefício mensal no futuro.
Muitas seguradoras atualmente não cobram mais a taxa de carregamento, mas não custa nada verificar se a sua está cobrando. O ideal é que não haja taxa de carregamento e que a taxa de administração seja abaixo de 2% ao ano.
Se minhas taxas forem altas, posso mudar de plano?

Sim. Atualmente existe a portabilidade de planos de previdência privada. Se você possui um PGBL no banco A (que cobra taxas altíssimas) e está insatisfeito, você tem o direito de solicitar a transferência para outro PGBL no banco B (com taxas menores).
Esta é a atitude que deve ser tomada. Resgatar tudo de um banco para aplicar novamente em outro certamente vai gerar uma grande perda de dinheiro, por conta das multas e da tributação que incidirá sobre o valor resgatado.