A importância da ginástica laboral no trabalho

28 de março de 2012

Por Valéria Alvin Igayara de Souza -CyberDyte

Embora as primeiras manifestações de atividades físicas em empresas datem de mais de 100 anos, aGinástica Laboral é um ramo relativamente novo para a maioria das empresas.

Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho.

Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração.

O objetivo da Ginástica Laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:

• Trabalham a reeducação postural,
  • Aliviam o estresse,
  • Diminuam o sedentarismo;
  • Aumentam o ânimo para o trabalho;
  • Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;
  • Aumentam a integração social;
  • Melhoram o desempenho profissional;
  • Diminuam as tensões acumuladas no trabalho;
  • Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
  • Diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.

Dentre as lesões mais freqüentes podemos citar:

• Na coluna cervical: síndrome da tensão cervical e síndrome do desfiladeiro torácico;
  • No ombro: tenossinovite do bíceps e tendinite do músculo supra-espinhoso;
  • No cúbito (cotovelo): epicondilites;
  • No punho: tenossinovite dos flexores do punho e dedos, tenossinovite dos extensores do carpo e dedos, tendinite de Dequervain e síndrome do túnel do carpo;
  • Na mão: fascite palmar e miosite dos lumbricais.
  • Outros problemas na coluna como: hipercifose torácica, hiperlordose, escoliose, entre outros.
  • Encurtamentos musculares.

Para as empresas, a incorporação da Ginástica Laboral pode trazer muitos benefícios como:

• Redução de faltas dos funcionários;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de quedas;
  • Maior integração da equipe etc.

Devido à importância da implantação da Ginástica Laboral nas empresas resolvemos fazer esta matéria com mais alguns exercícios que podem ser feitos de duas a três vezes por dia e ajudá-los a ter uma qualidade de vida melhor.

Veja mais exercícios clicando aqui.