Por R7-
Muita gente não agüenta mais ter aquele chefe que manda e desmanda o tempo inteiro. Nisso, o sonho de ter o próprio negócio só aumenta. Como abrir uma microempresa? Veja orientações básicas dadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), referência nacional quando se fala em empresariado iniciante.
O primeiro passo a ser dado é verificar o que realmente gostaria de administrar. É necessário saber por onde iniciar, focar em descobrir qual tipo de negócio abrir. As idéias devem ser organizadas para poder haver a identificação do campo de atuação. A partir disso, os tipos e os ramos de interesse também são delineados. Veja aqui como isso deve ser feito.http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/que-negocio-abrir/ideias
Mas de nada adianta ter milhares de planos na cabeça se não se tem o espírito empreendedor, aquela vontade de investir pesado no seu projeto sem medo de ser feliz. Enquanto a programação não sai do papel, muitas vezes, fica realmente difícil executar algo. Para isso, o Sebrae dispõe conteúdo para ajudar a desenvolver características pessoais importantes que vão servir e muito para tocar uma empresa. Veja aqui um teste para ver a sua potencialidade de empreendedor: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/vou-abrir/desperte-interesse/capacidade-empreendedora/
Já sabendo o que quer abrir, qual o ramo vai atuar e saber se você tem realmente peito para comandar uma empresa, é hora de dar o passo seguinte. Ele é muito especial, pois é quando as informações básicas sobre abertura de seu negócio são reunidas para então servir de sustentação para o que será verdadeiramente uma empresa. Mas que conhecimentos são esses que juntos vão auxiliar na abertura de uma microempresa?
Uma pesquisa de mercado, por exemplo, é uma ferramenta perfeita para achar o melhor lugar para ser a sede da empresa, quem são os concorrentes do local, do tipo de mercadoria, clientes e fornecedores. É nesse ponto que o pequeno empresário vai perceber onde há carência ou abundância de tal produto ou serviço. O Sebrae dá dicas sobre o que pode ser feito para unir dados importantes. http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/vou-abrir/reuna-informacoes-1/conhecao-mercado
Com essas informações nas mãos, é preciso então saber organizá-las para ter um melhor proveito. É o que se chama de plano de negócios, é ele que vai apontar para onde ir, em que momento deve avançar ou recuar. Nele haverá os detalhes tais como os riscos existentes, quem são os concorrentes, quais serão as estratégias para tornar pública a empresa e um plano financeiro. Veja aqui um exemplo de plano de negócio. http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/vou-abrir/consulte-a-viabilidade/plano-de-negocio/integra_bia?ident_unico=1440
A última etapa é registrar a sua empresa. A formalização dela traz mais vantagens para o negócio. Uma microempresa que esteja dentro da formalidade tem muito mais chances de fechar parcerias, de ter crédito na praça, de poder receber subsídios governamentais, entre outros aspectos. Se mantiver a empresa fora da papelada, o microempresário gerará um risco para esse negócio, pois, por exemplo, poderá haver a apreensão das mercados e isso será prejuízo na certa. Veja aqui mais orientações a respeito. http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/vou-abrir/registre-empresa/formalize