Mostra Conquista Teatro

29 de março de 2012

Mostra Conquista Teatro

Teatro adulto e infantil

De 29/03 a 01/04

Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima 

 

29/03/2012 – Memórias e Crônicas de Amor (20h)

Síntese: Corajosos são todos aqueles que, apesar de um medo tão justificado, ama outra vez e todas as vezes que o amor chama, fingindo um pouco de resistência, mas sabendo que para sempre é impossível recusá-lo. O espetáculo traduz, em crônicas, músicas e memórias,relacionamentos cujo fundamento do amor está presente: encontros, desencontros, aconchegos, reconciliações, perdas e vivências. O público perceberá que quando se ama, ama-se justamente pelo que o amor tem de indefinível. E que ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é…

Ficha técnica:
Direção Geral – Wagner Silveira; Atores – Jesiel Gonçalves, Kika Ladisleia, Marcelo Medeiros,
Shirley Ferreira e Wagner Silveira – Seleção de Textos:Danillo Bittencourt30/03/2012 – Conflitos Amorosos (20h)

Por meio da secretária do lar, Clementina Maria, ou melhor, Clem Mary, o público vai conhecer a história de Clara e Eduardo, um casal apaixonado e neurótico que se mete em confusões absurdas no seu cotidiano. Além deles, conhecerá também Felipe, irmão de Eduardo, um pensador lunático que vive absorto em seus estranhos ideais.
O espetáculo é uma comédia leve, gostosa e rápida. O trabalho segue a linha do teatro de
costumes, utilizando-se de situações comuns e inusitadas do dia-a-dia. Os
textos são baseados nas crônicas de Luís Fernando Veríssimo, com adaptações e criações de Patrícia Chaves, Paulo Maurício e Thiago Prado.Atores:Alonson Rilson, Patrícia Chaves, Paulo Maurício, Vitor Quadros
Iluminação: Wan Dick
Sonoplastia: Wellington Júnior
Direção: Patrícia Chaves
Realização: Fogo Produções
31/03/2012 – Brasil de Tupã (16h)
Sinopse:

“Brasil de Tupã, conta a historia do descobrimento do Brasil no ponto de vista do índio, onde
Curimá ao vê a expedição portuguesa composta por tanta gente estranha, tira suas próprias conclusões.
O Pajé pede a Curimá que descubra as intenções dos estranhos visitantes, mas como eles não se
entendem acaba criando uma grande confusão, o que leva Curimá a comer uma fruta mágica capaz de mostrar o futuro, fazendo com que ele tome consciência das conseqüências que virão com a chegada dos forasteiros.
A história finaliza com uma proposta otimista que coloca o fato de todos nós sermos responsáveis
por nossos atos, capazes de através do exemplo mudar nosso destino e influenciar o destino do planeta.
Embora seja um conto fictício essa trama escrita por Cesar Sandes e inspirada na carta de Pero Vaz de Caminha envolve vários personagens reais como Pedro Álvares Cabral e o próprio Caminha que por não conseguirem entender os habitantes da nova terra
julga-nos como primitivos.
Direção: Cesar Sandes
Elenco: Kika Ladisleia, Sorak Barbosa, Dyana Aviles, Cesar Sandes
Técnica: Luan Alves- Sonoplastia, Leu- Iluminação
31/03/2012 – As Conchambranças de Ariano (20h)
As Conchambranças de Ariano são duas histórias extraídas da cultura popular e também utilizadas por Ariano Suassuna em “A Pena e a Lei”, que trata de conchavos para resolver questões embaraçosas e hilárias a contento da personagem chave. Conchambrança é uma corruptela de conchamblança, que significa conchavo, ajuste, combinação. Cada ato funciona como uma pequena peça independente costurados pelo narrador proporcionando a unicidade do título.
Reeditando o uso da cultura popular para dar vida ás personagens como: cantorias, mamulengo
e cordel presente na obra de Ariano a “Cia de Teatro além da Cena” cria contornos burlescos da commédia Dell arte, que ao mesmo tempo em que diverte discute questões sociais e morais. Diante de um Cristo, como em O Auto da Compadecida, a tragédia é diluída pelo cômico e analisa o comportamento do homem diante do divino. Fiel a sua herança medieval, revisita o teatro católico ibérico que crê no milagre e auto-sacramento e no profano da comedia italiana.
A história se passa em Taperoá, pequena cidade pernambucana, onde vive Benedito, um negro
esperto e apaixonado por Marieta, mulher cobiçada da região. Para casar com Marieta, Benedito tem que eliminar seus concorrentes mais perigosos: Cabo Rosinha e Vicente Borrote. E neste enredo de conchambranças, outros personagens vão se juntando a trama, como um padre surdo; Pedro um caminhoneiro galanteador; João, o poeta. Tudo orquestrado por Cheiroso, dono do mamulengo que conduz as personagens.A Companhia de Teatro Além da Cena surgiu em Vitória da Conquista, no início de maio de
2011, e vem conquistando cada vez mais o respeito e admiração do público das diversas faixa etárias.

 

01/04/2012: “BEM ANTES DE COMEÇAR:
A HISTÓRIA DO LINDO ENCONTRO DO BONECO E DA BONECA!”(16 h)
 
Espetáculo encantador , desafiador com um texto poético que de forma inteligente aborda aspectos humanos e desperta as emoções, com uma estética que mostra a força da magia do teatro.
Através da história de dois bonecos que descobrem que podem mexer, andar e falar; – o Boneco e a Boneca – descobrem-se um ao outro, Um não sabia que o outro tinha iguais capacidades para falar e andar, apesar de serem colegas num espetáculo de bonecos.
Viviam tão juntos , mas nada sabiam um do outro.
A partir desse momento, encontram-se e falam do medo, da coragem, dos sentimentos, do amor,dos desejos, do coração(emoção) e da cabeça(razão).
Trata poeticamente da necessidade de comunicar para conhecer melhor o outro e a si próprio. Para tornarmos mais fraternos e solidários.
O espetáculo é inspirado nos escritos de Almada Negreiros grande escritor português modernista (1958)
22 anos de Teatro na Bahia
com Artur Leite e Jeanne Marie
Direção de Claudio Simões
Produção Executiva de Milla Arielle.

 

01/04/2012 – Colegio Kadija – Esquetes Soltos (20h)