Entrevista: Corretor fala sobre valorização dos imóveis no Bairro Brasil

4 de abril de 2012

Associado à CDL, o Corretor de Imóveis, Manoelzito Rocha, atua no setor imobiliário de Vitória da Conquista há aproximadamente 17 anos, todos dedicados ao lado Oeste da cidade, com foco principalmente no Bairro Brasil.
Manoelzito acompanhou de perto a valorização dos imóveis e o crescimento desta região.
O corretor fala com entusiasmo sobre o desenvolvimento do Bairro ao Informe CDL.

Informe CDLNestes 17 anos de atuação no ramo de imobiliário, o que o senhor tem observado em relação à valorização deste setor no Bairro Brasil?

Manoelzito  – O Bairro Brasil acompanhou a expansão de Vitória da Conquista, principalmente nos últimos 10 anos em que a nossa cidade cresceu muito e tem se destacado no cenário nacional, por conta de seu desenvolvimento, pois se tornou um polo educacional, de saúde. Houve também o crescimento comercial. De forma geral, acredito que tudo isso tem sido uma contribuição para todos nós do setor imobiliário.

Temos uma topografia excelente e, se formos observar, mesmo por se tratar de um bairro antigo e popular, a expansão do Bairro Brasil foi mais acentuada que a de vários bairros da cidade. Portanto, o metro quadrado do Bairro Brasil está muito valorizado.

Informe CDLNeste período, o senhor também percebeu o desenvolvimento do comércio do bairro?

Manoelzito – Claro, temos um comércio que não deixa a desejar em nada. O bairro é bem servido de supermercados, farmácias, lojas, e tem uma feira famosa e organizada. Temos que destacar também a importância da Avenida da Integração para o desenvolvimento do comércio.

Hoje em dia, as pessoas que residem, trabalham ou têm o estabelecimento comercial no Bairro Brasil, não têm necessidade de ir para outros bairros da cidade. Acredito que eles entendem, assim como nós também entendemos, que o Bairro Brasil já está tendo uma conotação de uma nova cidade, e o comércio tem contribuído muito para isso.

Informe CDLEm sua opinião, o que poderia contribuir ainda mais para o desenvolvimento do lado Oeste?

Aqui deixa a desejar o fato de não termos nenhum hospital. Eu espero que os poderes públicos deem uma atenção para a questão da saúde, pois precisamos de um bom hospital, bem como mais segurança.

Também alguns bancos precisam dar uma atenção especial para o nosso bairro. Acho que aqui precisa ter de uma rede bancária mais ampla.

Outra necessidade é de faculdades. Nós já temos o IFBA aqui no lado Oeste, e estamos muito bem servidos de boas escolas, mas ainda há necessidade de faculdades. Uma faculdade “de peso” daria um impulso maior ao lado Oeste e melhoraria as condições dos estudantes que moram e trabalham por aqui, que precisam se deslocar para faculdades particulares e para a UESB, todas no lado Leste. É uma dificuldade muito grande que eu observo.

Tudo isso beneficiaria não só o Bairro Brasil, mas como toda a zona Oeste da cidade.

Informe CDLComo está a questão dos valores dos imóveis no lado Oeste?

Por conta da valorização do setor imobiliário em Conquista e do destaque da cidade no cenário nacional nos últimos anos, as pessoas estavam um pouco desnorteadas em questão de valores de imóveis. O que eu percebia é que durante este período, as pessoas estavam inflacionando o mercado, tanto para locação quanto pra venda, e eram valores desproporcionais ao valor real do imóvel. Então, de uns anos pra cá, com a implantação do projeto do Governo Federal, “Minha Casa Minha Vida”, o que contribuiu para que as pessoas adquirissem a casa própria, os aluguéis estão voltando à realidade.

Nós trabalhamos com valores reais de mercado. Na locação, por exemplo, aqui no Bairro Brasil, temos apartamentos novos, bem localizados, de dois quartos, sendo uma suíte, sala, banheiro, copa, cozinha, garagem, cujo aluguel está em torno de 600 reais e, pagando com pontualidade, 550. Isso dá uma condição boa tanto para o locatário quanto para o locador, que não fica com o imóvel fechado.  Mas percebemos que ainda há uma desproporcionalidade nos valores de venda de imóveis.

Informe CDLHá muita procura por imóveis no Bairro Brasil?

A procura por imóveis é grande, principalmente para locação, e a valorização é excelente.  O Bairro Brasil é um bairro simpático e, sem sombra de dúvidas, quem mora aqui gosta do bairro.

Por Analice Vieira