Verdades sobre o marketing digital

4 de abril de 2012
Muito se fala em marketing digital e como ele transformará a publicidade em todo o mundo. Gostem ou não, é notório que cada vez mais empresários migram para esse tipo de propaganda virtual, fazendo transparecer e praticamente provar que a tese dele ser necessário é totalmente verídica.
 Existem alguns pontos que gostaria de debater na coluna dessa semana e os separei em tópicos para melhor elucidar minha ideia e explicar ao leitor quais são os mitos e as verdades sobre o marketing digital e a campanha de links patrocinados.
Começamos com os especialistas em meios de comunicação que apontam o marketing digital como a principal propaganda de um futuro nada distante. O crescimento e o amadurecimento do mercado online no Brasil são constantes, porém o investimento das empresas nacionais nesse nicho é relativamente pequeno.
Os dados, entretanto, mostram que esses números tendem a crescer. As pesquisas apontam que o marketing digital chegou a ocupar 10% no orçamento da verba destinada para o marketing das empresas. A previsão, salvo exageros e projeções demasiadamente otimistas, é de que essa fatia do bolo crescerá em até 80% nos próximos três anos. Eu, sinceramente, acredito que esse prazo será ainda mais curto. Ele atingirá em cheio desde uma pequena empresa de montagens de stands até um líder de mercado de brindes personalizados.
Acreditem se quiser, mas mesmo com esses resultados, muitos empresários ainda batem o pé e afirmam que o marketing digital pode ser utilizado somente por grandes marcas e empresas. Eles dão as costas e esquecem, porém, que esse tipo de propaganda já faz parte do nosso presente. Ele não é mais caro ou mais visado que os métodos tradicionais de mercado, mas é diferente e tem maior alcance que qualquer outro tipo de mídia. Estamos falando de internet, onde a palavra medo não deve existir.
Algumas publicações, como a revista Exame, já fazem prenúncio do que eu falava há algumas colunas atrás. O marketing digital de 2011 será baseado no chamado mobile marketing, ou seja, em plataformas móveis – tablets, como são conhecidos por todo o mundo. Tente pensar em quão útil o marketing digital é para o seu negócio. As transações comerciais e os anúncios publicitários ganharão novos impulsos e espaços. Hoje, quase 45% dos usuários brasileiros usam o aparelho celular para acessar a web. Com a chegada do iPad esse número triplicará em pouco tempo.
 Outros números servem para dobrar os empresários de uma vez por todas. Se não, vejamos. Hoje, 94% dos internautas fazem compras online no Brasil, consumidores acessam a internet pelo menos três vezes para pesquisar um produto que desejam comprar, 33% das mulheres preferem a internet à TV, 60% dos internautas aprovam uso de redes sociais para a divulgação de propagandas e para 25% dos usuários as redes sociais ajudam na decisão de compra.
Por isso, não há tempo a perder e nem dúvidas a serem jogadas em cima do marketing digital. O empresário precisa de uma forma cada vez mais urgente utilizar essa ferramenta para um melhor resultado e um melhor faturamento. Temos que aprender a usar a internet ao nosso favor, com uma campanha bem feita e planejada. Pense nisso!

Por Fábio Grinberg, especialista em marketing digital e no desenvolvimento tecnológico de marketing para empresas. É proprietário da Mr. Grin e presidente da Top Google

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