As vantagens de se utilizar uma cooperativa de crédito

9 de abril de 2012

Pouco se sabe sobre o movimento cooperativo, mas ele vem desde 1844, nascido na Inglaterra e, posteriormente, trazido ao Brasil em 1889. Passou por diversas mudanças nesses anos, consolidando-se nas principais economias como o setor econômico que mais cresce e fomenta o desenvolvimento regional de comunidades.

O cooperativismo está presente em quase todos os ramos da economia: transporte, agropecuária, serviços, trabalho, educação, lazer e turismo, crédito, entre outros. Seu principal papel na sociedade é fomentar o crescimento regional e agregar renda aos seus associados.

Embora o setor agropecuário seja o de maior presença no Brasil, as Cooperativas de Crédito têm se destacado dentro do sistema econômico, exercendo um importante papel na economia do nosso país.

Trata-se de uma associação de pessoas que depositam um valor correspondente a sua participação na sociedade, o já conhecido capital social. No caso de uma cooperativa de crédito, essa associação pode ser equiparada aos bancos. A principal e maior diferença é que, enquanto nos bancos quem usa os produtos e serviços são os clientes, na cooperativa quem usa são os associados. Como depositou sua cota-capital na cooperativa, o associado passa a ser um sócio do negócio. Essa premissa faz com que a administração da cooperativa seja de forma democrática, onde qualquer associado possa sugerir, reclamar e, principalmente, ser ouvido. Afinal, é o seu negócio e ele tem pleno direito de participar da gestão.

Além disso, a principal diferença entre cooperativas e bancos é o fato das sobras do exercício da cooperativa serem distribuídas entre os sócios. Para ficar claro: se a cooperativa teve sobra de R$ 1 milhão, parte desse dinheiro será distribuído entre todos os associados. Erroneamente, as sobras podem ser confundidas com lucros. Contudo, uma cooperativa não é uma sociedade que visa lucro (como uma sociedade de capital), mas, sim, suprir as necessidades financeiras de seus associados por meio de uma associação entre pessoas, com produtos e serviços financeiros mais baratos, de alta qualidade e com atendimento personalizado.

Por esses motivos e tantos outros, é que o Cooperativismo de Crédito vem crescendo a longos passos na economia brasileira, sendo opção rentável e saudável para empreendedores que descobrem no cooperativismo uma forma de inovar e diminuir suas despesas.

Para quem se interessou sobre o assunto e quiser saber mais, além dos sites oficiais de organizações cooperativas, indico o site que apresenta a história, os números, os dados contábeis, as representações no Brasil e no mundo, entre outras informações muito interessantes, como a história do crescimento do Circo de Soleil, que graças a uma cooperativa, é o circo que hoje conhecemos.
Por Luiz Fernando Zapelini