Estratégias para lidar com o tempo

12 de abril de 2012

A dimensão de tempo mudou. E o quanto você entender isso é o que vai definir o seu sucesso ou o seu fracasso.

Por exemplo, a próxima terça-feira termina a que horas?

A maioria das pessoas acha que a terça-feira termina às 18 horas. E tem gente que acha que a terça-feira termina à meia-noite.

Mas a terça-feira termina mesmo é às 9 horas da manhã, quando começa o expediente da maioria das empresas.

Vamos ver um exemplo:

O gerente de uma grande empresa liga para um fornecedor de embalagens e pede um orçamento para a confecção de uma quantidade enorme de caixas. Mas ele quer esse orçamento para terça-feira, sem falta.

O fornecedor sem empenha em levantar os custos e fazer todos os cálculos necessários e na segunda-feira à noite o orçamento está pronto. Mas, por alguma razão qualquer, ele só envia o orçamento para o cliente, por e-mail, às 14 horas da terça-feira.

Em seguida, pega o telefone e liga para o comprador daquela empresa:

– Alô, Luís? Aqui é o Carlos da fábrica de embalagens.

– Olá Carlos. Tudo bem?

– Sim, tudo bem. Acabei de enviar, por e-mail, o orçamento que você me pediu. Por favor, verifique se chegou.

– Mas, Carlos, você está atrasado. Já fechamos com um concorrente seu.

– Mas, Luís, você falou que precisava do orçamento para terça-feira!…

– Sim, mas nossa reunião de compras foi hoje às 9 da manhã. E como seu orçamento ainda não tinha chegado, fechamos com outra empresa.

Ou seja, uma proposta para terça-feira tem que chegar na terça às 9 horas, no máximo. De preferência, até antes disso.

Essa nova dimensão de tempo é que está matando muitas empresas e muitos profissionais. As pessoas precisam se adaptar a esse novo modo de ver as coisas.

Mas, atenção, quando eu falo em velocidade, em se adiantar no tempo, não estou falando de pressa, de correria. Estou falando de organização. Se você não tiver organização você não tem velocidade.

Construa o seu sucesso se organizando e adotando estratégias para usar esse novo conceito de tempo a seu favor.

Mas lembre-se: Velocidade e pressa são coisas completamente diferentes. Para quem fica improvisando, a velocidade não acontece e o sucesso escorre por entre seus dedos.

Um grande abraço,

Roberto Shinyashiki
O meu sucesso é o seu sucesso!

Imagem: Google