Do total de cheques compensados no mês, 2,19% foram devolvidos.
Em fevereiro, percentual fora de 2% e, em março de 2011, de 2,13%.
O número de cheques devolvidos por falta de fundos aumento em março, de acordo com pesquisa da Serasa Experian, divulgada nesta sexta-feira (13). Do total de cheques compensados no mês, 2,19% foram devolvidos. Em fevereiro, o percentual havia sido de 2%, e em março do ano anterior de 2,13%.
No acumulado ano, a devolução de cheques por falta de fundos também cresceu. De janeiro a março, o percentual foi de 2,04%. No mesmo período de 2011, fora de 1,89%.
No primeiro trimestre do ano, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (15,81%). São Paulo teve o menor percentual (1,51%). Entre as regiões, a Norte registrou o maior percentual de devolução de cheques (4,42%) e a Sudeste, o menor, 1,64%.
Para os economistas da Serasa Experian, a inadimplência aumentou devido à sazonalidade e a eventos econômicos. “O terceiro mês do ano é caracterizado por fortes pressões sobre o orçamento familiar, provocadas por despesas como pagamento de parcelas do IPVA, do material escolar e os gastos com férias e carnaval”, disseram, por meio de nota.
Do G1, em São Paulo