Pequenos negócios faturam mais em fevereiro

14 de abril de 2012

Pesquisa aponta que micro e pequenas empresas tiveram resultado positivo puxado pelo comércio no estado

As micro e pequenas empresas (MPE) paulistas faturaram 8,2% a mais em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. O aumento de 14% no salário mínimo, em janeiro, foi um dos fatores que influenciaram o resultado positivo. Por setor, também houve crescimento: 13,5% para o comércio, 3,4% para as prestadoras de serviços e 1,9% para a indústria.

Com esses resultados, as MPE paulistas fecharam o 1º bimestre de 2012 com um aumento de 8,5% no faturamento real, na comparação com igual período de 2011. Os dados fazem parte da pesquisa de conjuntura Indicadores Sebrae-SP, realizada todos os meses pela unidade da instituição no estado com apoio da Fundação Seade.

De acordo com o superintendente do Sebrae em São Paulo, Bruno Caetano, “com o crescimento do mercado interno, as micro e pequenas empresas passam por um bom momento”. Caetano observa que “considerando somente o comércio, setor que puxou o resultado do mês, existem mais de 850 mil MPE no estado de São Paulo. Trata-se de um ambiente altamente competitivo”.

A pesquisa destaca, ainda, que todas as regiões do estado tiveram resultados positivos no período: região metropolitana de São Paulo (+13,0%), interior (+3,7%), Grande ABC (+4,3%) e município de São Paulo (+13,0%).

No comparativo entre fevereiro e janeiro de 2012, no entanto, as MPE registraram queda de 3,5% no faturamento real. A queda observada é atribuída ao efeito calendário. “Fevereiro teve três dias úteis a menos que janeiro. Um menor número de dias úteis influencia negativamente o faturamento dos negócios de pequeno porte”, explica o consultor do Sebrae em São Paulo, Pedro Gonçalves.

Fonte: Exame.com