10 ideias de negócios lucrativas e sustentáveis

23 de abril de 2012

Negócios verdes

São Paulo – Ser uma empresa sustentável não significa só economizar papel ou substituir os copinhos plásticos. “Um negócio sustentável seria o aquele que garante o equilíbrio do meio ambiente e usa procedimentos éticos”, explica Ariane Reis, coordenadora de Núcleo de Estudos e Negócios Sustentáveis da ESPM.

Esta geração de negócios nasce com o objetivo de ser uma empresa boa para o meio ambiente e também para as pessoas envolvidas neste processo. “O que eu tenho observado é que os empreendedores estão levando para o desenvolvimento do seu produto as ideologias que eles acreditam”, diz Ariane. E, ao que tudo indica, já existe um grande mercado consumidor disposto a pagar por isso. Um estudo feito pela consultoria inglesa Mintel mostra que 68% dos americanos compram produtos verdes com frequência.

Com mais gente preocupada com o que consome, existe um mercado latente para pequenas empresas. “Investir em negócios sustentáveis é olhar o futuro. Existe uma tendência grande, principalmente com o que envolve serviços e alimentação”, diz.

A Green For All, uma organização americana que estuda e promove a economia sustentável, levantou os 10 tipos de negócios com mais chances de sucesso dentro do tema sustentabilidade. “As pequenas empresas e os empreendedores serão a chave para resolver nossos problemas com a economia e o meio ambiente”, diz a pesquisa. Veja nas fotos quais são os tipos de empresas com mais potencial lucrativo e sustentável.

Alimentação

Com os níveis de obesidade cada vez mais altos, a preocupação com uma alimentação mais saudável também cresce. O estudo sugere que há oportunidades para empresas que invistam em alimentos produzidos localmente, sem componentes químicos ou pesticidas. Entre as oportunidades com mais potencial, os pesquisadores ressaltam a venda e produção de café orgânico, a organização de mercados locais ou cooperativas de produtores e restaurantes ou bufês orgânicos.

Energia

A redução do aquecimento global depende da substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis. O estudo enxerga diversas oportunidades para pequenas empresas que ajudem residências e empresas a usarem este tipo de energia. Companhias que façam instalação de placas de energia solar são exemplos de negócios que podem dar certo nesta área.

Continue lendo aqui.

Por Priscila Zuini, de Exame.com