Economia deve intensificar crescimento no 2º semestre

26 de abril de 2012

Queda dos juros, incentivo à indústria e diminuição do calote devem estimular expansão

A economia brasileira deverá continuar a se expandir ao longo de 2012, mas o crescimento será mais intenso a partir do segundo semestre, segundo uma pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quinta-feira (26).

O indicador de perspectiva da atividade econômica, cujo objetivo é adiantar o comportamento da economia com seis meses de antecedência, subiu pelo sétimo mês consecutivo em fevereiro, mas permanece abaixo dos cem pontos, o que indica “crescimento ainda abaixo do potencial no horizonte dos próximos seis meses, pelo menos”.

As razões que deverão ajudar o Brasil a crescer mais na segunda metade do ano são, segundo os economistas da Serasa, a redução contínua dos juros básicos (Selic) e dos empréstimos bancários, o ritmo menor de alta da inflação, a desoneração da folha de pagamento para a indústria e a queda do calote do consumidor.

Na última quarta-feira (25), uma pesquisa da própria Serasa indicou que a economia brasileira ficou estagnada em fevereiro, depois de crescer 0,4% em janeiro. Só não houve recuo das riquezas do País graças à recuperação das vendas de produtos brasileiros para o exterior.

Fonte: R7 – Economia
Imagem: Google