A três dias do fim do prazo, mais de 6 milhões ainda não declararam IR

27 de abril de 2012

Prazo de envio da declaração vai até 30 de abril, lembra Fisco.
Receita espera que 25 milhões de contribuintes prestem contas este ano

Faltando apenas três dias para o encerramento do prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), mais de 6 milhões de contribuintes ainda não prestaram contas com o Fisco.

Segundo balanço da Receita Federal, até as 11h desta sexta-feira (27) foram entregues 18,6 milhões de declarações do IR de 2012, ano-base 2011. Quem precisa acertar as contas com o Fisco, tem até a segunda-feira (30) para fazer o envio da declaração e, assim, evitar a multa por atraso (cujo valor mínimo é de R$ 165,74).

A expectativa da Receita é receber 25 milhões de declarações em 2012.

O órgão alertou para o risco das pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem, segundo o Fisco, “encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço da Receita”.

Programa do IR
O programa do IR deste ano e o aplicativo necessário para enviar o documento estão disponíveis para download na página do Fisco na internet. O programa não pode ser baixado em tablets ou smartphones.

A declaração poderá ser enviada pela internet ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.

Restituições do IR
Quem apresenta a declaração do IR mais cedo, sem erros ou omissões, também recebe a restituição do IR mais rapidamente. As restituições começam a ser pagas em junho de cada ano e se estendem até dezembro, em sete lotes. As consultas geralmente são abertas por volta do dia 8 e o pagamento é realizado no dia 15 – quando a data não cai no fim de semana ou feriado. Nestes casos, o depósito é feito no dia útil seguinte.

Os primeiros lotes de restituição de cada ano, porém, geralmente são reservados para os idosos (acima de 60 anos), que, segundo o Estatuto do Idoso, têm prioridade no recebimento dos valores. Em junho do ano passado, por exemplo, no pagamento do primeiro lote do IR de 2011, 1,3 milhão de contribuintes idosos, de um total de 1,5 milhão de pessoas, foram beneficiados. Naquele momento, foram pagos R$ 1,9 bilhão em restituições.

Imagem: Google