Campanha de vacina contra gripe começa no dia 5 de maio

27 de abril de 2012

Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, profissionais de saúde e indígenas devem se vacinar contra gripe no dia 5 de maio, quando será realizado o dia  “D” de vacinação. A campanha prosseguirá até o dia 25 de maio em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Este ano a Secretaria Municipal de Saúde tem como meta vacinar 80% ou mais da população alvo. Devem ser vacinados 30.593 idosos; 4.146 trabalhadores de saúde; 8.079 crianças menores de 2 anos e 4.040 gestantes. Em 2011, Vitória da Conquista foi um dos 250 municípios da Bahia que atingiram a meta do Ministério da Saúde.

A vacina contra gripe, implantada pelo Programa Nacional de Imunização há catorze anos, tem contribuído para diminuir o número de óbitos por complicações relacionadas à gripe, principalmente no que se refere aos idosos. “O principal objetivo da campanha de vacina contra gripe é a redução da mortalidade, das complicações e dos internamentos que ocorrem por conta do vírus influenza”, explica a coordenadora de Imunização do Município, Elba Crisnia Santos Sampaio.

Por SECOM – PMVC