Apesar de aumento na oferta, MBA deve ser escolhido com cuidado

2 de maio de 2012

Especialista afirma que alunos recém-graduados devem adquirir mais tempo de experiência antes de optar por esse tipo de curso

A oferta de cursos de pós-graduação conhecidos como MBAs (Mestrado em Administração e Negócios, em inglês) é cada vez maior. Mas, de acordo com Armando Dalcoletto, secretário executivo da Associação Nacional de MBA (ANAMBA), é importante saber procurar um curso de qualidade em meio a tanta oferta. E, além disso, o candidato deve analisar se está no momento de carreira ideal para aproveitar bem esse tipo de formação.

“O primeiro item a ser considerado é em que estágio da carreira que o profissional está”, alerta John Schulz, sócio-fundador da Brazilian Business School (BBS). “Há pessoas recém-formadas que já querem fazer um MBA. Sugerimos que o candidato tenha de 3 a 5 anos de experiência.”

Caso o aluno não se encaixe nesse perfil, a escola faz uma entrevista e identifica o grau de maturidade e a experiência que ela possui. Se não estiver apto, é recomendado que ele busque cursos de pós-graduação mais simples.

Apesar de a média de idade dos alunos de MBA ter caído de 38 para 32 anos, esse curso continua tendo como objetivo principal atender profissionais que já possuem vários anos de experiência profissional.

Demanda qualificada

A exigência de maturidade profissional acontece em função do perfil especifico dos cursos. Os MBAs são pós-graduações com foco em negócios e tratam de temas genéricos para a formação de executivos e gerentes nas áreas da administração, marketing, finanças e outras.

Mauricio Aquino, diretor corporativo da área de energia que fez um MBA Executivo, destaca a importância de se aliar a prática com a teoria. “Todo conhecimento adquirido está me ajudando na manutenção do meu cargo atual e contribuindo na busca de posições mais importantes. Já apliquei um pouco de cada disciplina que cursei no dia a dia de trabalho”, considera.

A ANAMBA lembra que muitos cursos não atendem à regulamentação do Ministério da Educação (MEC) nem respeitam a carga horária mínima de 360 horas. Foi justamente para impedir a proliferação de cursos de má qualidade que em 2004, ano em que os MBAs tomaram força no país, representantes de 12 escolas de negócios decidiram criar a associação. “A demanda é constante e o mercado de trabalho é muito competitivo, o que contribuiu para o aumento na procura e oferta”, analisa Schulz.

Dalcoletto destaca que, hoje, a ANAMBA confere selos de credenciamento aos cursos que seguem suas regras. “Para ser certificado um bom MBA deve ter 75% de seu tempo dedicado a uma série de assuntos que cubram gestão, marketing, finanças, ética, sustentabilidade e tecnologia de informação.” Ele reforça que o programa que não segue essa grade pode ser um excelente curso de pós-graduação, mas não deve ser considerado um MBA.

Entenda o MBA
Período: de 1 a 2 anos.
Indicado para: profissionais que pretendem se especializar em carreira gerencial e administrativa.
Momento: com experiência mínima de mercado que varia de 3 a 5 anos.
Exigências: ser graduado e ter experiência profissional, apresentar currículo para análise.
Conclusão: trabalho de conclusão que concilia teoria e estudos de casos reais.
Dicas: visite as escolas, assista às aulas, informe-se com outros alunos.
Informação: Para informações sobre qualidade dos cursos procure a Associação Nacional de MBA (ANAMBA).

Por Luiz Gustavo Pacete, iG São Paulo