Imposto de Renda: contribuinte pode receber aviso de restituição pelo celular

4 de maio de 2012

Para receber aviso sobre a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física por mensagem de celular, basta efetuar o cadastro.

De acordo com a Receita Federal, os contribuintes com direito à restituição do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF podem ter acesso ao aviso da liberação do dinheiro por mensagem de texto enviada para o telefone celular cadastrado. A mensagem será remetida sempre que a restituição for disponibilizada para resgate.

O contribuinte que deseja fazer o cadastro deve acessar o site da Receita.  Será possível também cancelar ou alterar o número do celular para ter o recebimento da mensagem de texto.

Caso a notificação da restituição não ser recebida por SMS ou não ser possível consultar o lote na página da Receita na internet, o contribuinte deverá verificar o extrato disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita – e-CAC. No mesmo endereço é possível descobrir erros ou irregularidades na prestação de contas com o Fisco.

Ainda de acordo com a Receita, o primeiro lote de restituição está previsto para ser liberado em 15 de junho e o último no dia 17 de dezembro. E para quem perdeu o prazo, o sistema informatizado da Receita Federal passou a receber desde as 8h de terça-feira 01 de maio as declarações. O programa calcula a multa que é, no mínimo, R$ 165,74 para quem entregou com atraso. O prazo para a entrega do documento terminou na segunda-feira, 30 de abril.

Informações de Agência Brasil

FOTO: ilustrativa / stock.hcxng