Responsabilidade Social Corporativa

7 de maio de 2012

Com o desenvolvimento das ações empresariais é necessário um pouco de conhecimento sobre esse assunto, para que se possa minimizar os impactos das suas ações na meio ambiente.

Tentar entender porque tem crescido o interesse das empresas e da sociedade no conceito de responsabilidade social das empresas.

Estudamos responsabilidade social nas empresas, pois esse assunto já fugiu da responsabilidade do Estado (algumas pessoas colocavam esse assunto na esfera do governo). Já que as empresas em alguns casos são as maiores entidades econômicas no mundo do que alguns estados, com receitas muito maiores que o seu PIB.

Mas não fica restrita essa questão da RSC a empresas grandes, empresas pequenas também tem atuação importante na economia em muitas regiões do mundo.

Por isso é inegável o poder econômico das empresas, o que dá poder em todos os níveis: local, nacional ou global.

“Entender esses impactos e como a sociedade e as empresas respondem a eles é um dos objetivos de se estudar responsabilidade social”.

Muitas empresas se preocupam com o meio ambiente, pois seus atos refletem no valor de sua marca. Da mesma forma que a empresa faz com essa questão ambiental, pois realça uma boa reputação. Por isso algumas empresas envolvem até seus produtos em questões sócio ambientais.

Outro fato importante para se estudar responsabilidade social empresarial é devido a grande descrença da população em relação às instituições publicas que são as principais responsáveis pelo bem estar social da população.

Com isso as pessoas cada vez mais tendem a confiar em empresas ou ONGS (Organizações Não Governamentais). Essa confiança nas empresas e ONGS chegam e ser até três vezes maiores que a confiança colocada no governo. Assim, as pessoas jogam a sua confiança de um mundo melhor nas empresas, passando a prestar mais atenção em suas responsabilidades sociais e a demandar que cumpram o papel do Estado.

Por que o grande interesse em RSC (responsabilidade social corporativa)?

Está relacionado às grandes mudanças nas ultimas décadas, devido a grandes transformações nos contextos econômicos, políticos e social em que atuam empresas.

Essas mudanças influenciam o comportamento das organizações e da sociedade diante da questão do RSC.

Um exemplo, na parte de proteção ambiental RSC, pode ser uma oportunidade de reduzir desperdícios com água e energia, economizando recursos ambientais e diminuindo riscos financeiros.

É fundamental tudo, pois o RSC já é um fato de diferencial para os acionistas e o mercado financeiro, pois cada vez mais bolsas de valores adotam indicadores de RSC na avaliação das empresas.

Principais perspectivas para estudar RSC.

O estudo da responsabilidade social não é uma ciência. É uma área de interesse Inter e multidisciplinar, transitando pelos campos de várias ciências sociais e humanas, até mesmo filosofia. Dentro da administração, foi onde o debate conceitual e prático sobre responsabilidade social tomou corpo, talvez por ser a empresa um dos principais objetivos do estudo da administração.

Quatro correntes de analise para se tratar do conceito responsabilidade social de empresas.

Ética empresarial: analisa a RSC baseada nos conceitos da ética aplicada, e tende a ter caráter normativo.

Gestão social: Examina aspectos das atividades empresariais, incluindo investimentos sociais.

Recursos ambientais e empresas: estuda a relação entre empresas e o meio ambiente, incluindo os atores que defendem seus interesses (por exemplo, ambientalista).

Empresas e sociedade: compreende a empresa como parte da sociedade. As empresas devem agir para buscar legitimidade na sociedade.

O importante mesmo é a conscientização que cada empresário tem que ter na hora de abrir um negócio, analisando cada passo que possa interferir na harmonia do planeta para minimizar o que for possível de danos a serem causados ao meio ambiente.

luyz henryque