Dia das Mães: consumidor deverá gastar, em média, R$ 80 com presentes, diz CNDL

8 de maio de 2012

Para o Dia das Mães de 2012, que acontece no próximo dia 13 de maio, os consumidores deverão gastar, em média, R$ 80 com presentes, de acordo com estimativa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Lojas de perfumaria e cosméticos são o segmento que terá vendas proporcionalmente mais fortes durante a data, segundo a Confederação. É esperado bom desempenho também dos segmentos de vestuários e calçados e no de joias e semijoias.

Eletrodomésticos perde espaço

Já o segmento de eletrodomésticos, que vem perdendo destaque dentre os presentes preferidos, deverá ficar em quarto lugar no ranking de vendas. “As estimativas são feitas com base em entrevistas com líderes lojistas das mais de 1,3 mil CDLs (Câmaras de Dirigentes de Lojistas) em todo País”.

Em relação ao varejo como um todo, o cenário econômico mais favorável para o consumo impulsionará o crescimento nas vendas. A expectativa é que a alta seja de 5%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Esse crescimento foi calculado com base na estimativa de consultas feitas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) para compras no cheque ou crediário.

O cenário econômico encontra-se mais favorável para o consumo, principalmente, por conta dos juros ao consumidor, que está em um patamar mais brando e, também, por conta da inflação sob controle, conforme destaca o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

“Os dados econômicos recentes indicam que a recuperação do crescimento interno mais forte já pode ser visto a partir deste segundo quadrimestre, e isso coincidirá com as vendas do Dia das Mães e todos os incentivos ao consumo adotados pelo governo com medidas fiscais e monetárias”, diz Pellizzaro Junior.

Fonte: CNDL
Imagem: Google