Cartão facilita financiamentos para pequenos negócios

9 de maio de 2012

Juros baixos, crédito pré-aprovado, dois anos para pagar e mais de 34 mil produtos e serviços disponíveis para aquisição sem burocracia. O cenário descrito é ideal para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPE) que precisam ou querem fazer investimentos. E o melhor é que não se trata de ficção. Essas condições estão disponíveis aos empreendedores através do Cartão BNDES, uma espécie de cartão de crédito oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas de pequeno porte e microempresas.

O instrumento financeiro foi apresentado aos colaboradores do Sebrae durante a plenária de encerramento do Encontro Nacional de Inovação e Sustentabilidade, que reuniu os colaboradores de todos os estados da instituição, em Brasília, até esta sexta-feira (04). O representante do banco oficial de fomento, Vitor Burns, que fez a apresentação do produto, disse que o Sebrae é um importante parceiro para a divulgação da ferramenta que, segundo ele, é capaz de aumentar a competitividade empresarial. “Queremos vocês como multiplicadores do Cartão. Vamos aproveitar a capilaridade e o conhecimento da instituição”, disse Burns aos presentes.

Com o Cartão BNDES, os empresários podem comprar máquinas, equipamentos, peças, serviços de certificação e uma variedade de produtos e serviços. O limite de crédito pode chegar a R$ 1 milhão por cartão e cada empresa pode receber até cinco cartões simultaneamente. Os juros aplicados são de 0,9% ao mês e o prazo de pagamento pode chegar a 48 meses.

Para ter acesso ao Cartão BNDES, o empresário precisa acessar www.cartaobndes.gov.br e incluir dados do projeto que pretende financiar. Vitor Burns explica que a aprovação do crédito depende de análise prévia da saúde financeira da empresa pelos técnicos do BNDES. Três fatores são considerados: a viabilidade do projeto, o retorno financeiro e a adequação da empresa ao projeto. Em média, a liberação do crédito é feita no prazo de 25 dias

Fonte: Exame.com
Imagem: Google