Como se comportar em um teste psicotécnico

9 de maio de 2012

Eles costumam causar nervosismo na maioria dos participantes, mas são bem mais simples do que se possa imaginar.

Aprenda a superar um teste psicotécnico

Seja em um teste para ocupar uma vaga de emprego ou uma etapa para tirar sua carteira de habilitação, o teste psicotécnico sempre foi temido e cercado de dúvidas, mas porque tanta apreensão? Vamos explorar os mistérios e desbravar os mitos deste teste no caso de uma oportunidade de trabalho, para que você se saia bem e consiga êxito, tudo com tranquilidade e clareza. Então, o que pretende um teste psicotécnico?

A alta competitividade do mercado de trabalho tende a valorizar um conjunto de habilidades e competências na hora de ocupar determinada vaga, as características de personalidade decidem quem é mais apto, ou seja, se encaixa no perfil que o empregador necessita. Para isso, é realizado um processo de seleção com entrevistas e diferentes testes individuais ou em grupo. Aí começa o problema. A maioria dos candidatos se preocupa em responder corretamente os questionamentos, quando na verdade se trata de uma avaliação de personalidade, onde não há respostas certas e erradas.

É importante entender e seguir as instruções dadas pelo selecionador e ter paciência com os testes, mesmo não gostando deles, afinal, no seu emprego provavelmente terá de executar muitas tarefas que não lhe agradam. Não fique preocupado em completar todas as questões, poucas pessoas irão alcançar, e o examinador não vai levar isso em conta.

Outra dica é praticar exercícios de lógica matemática e verbal, criatividade, exercícios mentais e expressivos como adivinhações, problemas matemáticos e criações, para ajudar na concentração, mas atenção, isso não quer dizer que você deve chegar com respostas feitas. Não tente ser o que não é,seja natural e autentico, não adianta pesquisar na internet sobre determinado teste e ir com as respostas na “ponta da língua”, porque o selecionador pode perceber, e isso com certeza é um fator negativo.

Vejamos agora, de acordo com um site especializado em psicotécnicos, exemplos de testes com desenhos . Neles, os examinadores pretendem avaliar o seu grau de percepção, de criatividade, se é preso em detalhes supérfluos, se é perfeccionista ou desligado.

Ao desenhar uma árvore, é necessário apenas fazer um tronco com folhas e um risco horizontal na base da arvore. Não é necessário detalhes, do tipo passarinho, raiz exposta e frutos, mesmo que a psicóloga fale que é uma arvore frutífera.  Para desenhar uma casa, opte pelo simples também, coloque uma janela, porta e um risco na base, nada de chaminés, cortinas, antenas, animais e nuvens. Se pedirem para desenhar pessoas, um homem e uma mulher. Não coloque calças compridas nas mulheres e nem cabelos compridos nos homens. Boneco “palitinho”, também não. Risque uma linha nos pés do desenho, afinal, eles não podem ficar flutuando. Não se preocupe com acessórios como bolsas, óculos e relógios etc.

Agora que você já conhece tantas dicas sobre esse teste, tente segui lás e faça o seu melhor, afinal, você quer um emprego e não precisa esconder que o pretende.

Por Jefferson Delbem
Foto: Buscarempleo.es