Preocupação ambiental e entrevista de emprego

9 de maio de 2012

A cada dia mais as empresas contratam candidatos preocupados e pautados com temas ambientais

Questões relacionadas ao meio ambiente são cada vez mais importantes também em entrevistas de emprego

As empresas possuem o grande controle das regras que ditam este mundo. Intimamente as mesmas sabem que a preocupação com a temática pode acabar gerando bastante rentabilidade no futuro, fora a despreocupação com o governo que está cada vez mais autuando com multas altíssimas os empresários despreocupados. Neste sentido, a cada dia mais as empresas contratam candidatos preocupados e pautados com os temas ambientais.

De certa forma, todos os brasileiros já deveriam naturalmente possuir interesse sobre a natureza uma vez que esta é uma das maiores riquezas do país. Em uma entrevista de emprego o tema pode surgir e certamente responder o básico não ajudará em nada para conquistar o processo seletivo ao passo que não se preocupar com o futuro do planeta pode ser medido como sinal de personalidade negligente.

Os empreendimentos almejam conquistar maior espaço no mercado e fidelizar ainda mais os clientes utilizando o tema para que os custos das horas gastas ou dinheiro investido ambientalmente tenham retorno financeiro rapidamente.  De fato, o que no passado não era levado tão a sério por empreendedores acaba sendo a grande demanda para os selecionadores do presente que querem evitar autuações governamentais.

Contudo, estar ligado com temas relacionados com a degradação do “meio” ambiente é ainda mais penoso para a imagem da corporação. “A parte ambiental não é apenas um fator de risco do ponto de vista legal ou jurídico, mas também da imagem da empresa perante a sociedade. Assim como mão de obra infantil mancha a imagem de uma corporação, o mesmo efeito moral ocorre se causa algum dano sensível ao ‘meio’ ambiente.”, afirma o executivo Flávio Morato Galvão.

Mudar hábitos e comportamentos, duas novas táticas empresariais para este milênio uma vez que as grandes marcas fazem parte das transformações dos agentes sociais da atualidade.  “É fundamental que as companhias tenham a consciência de que todos devem trabalhar em prol desse objetivo. Não adianta seus diretores terem um discurso bonito, se a pessoa que opera uma máquina continua deixando cair óleo no chão ou desperdiça papel e copos plásticos”, expõe Galvão.

Justamente por isso que as empresas mais renomadas buscam avidamente profissionais que além de estarem bastante gabaritados para exercer as atividades do itinerário também entendam a temática de forma considerável, sempre trazendo novas soluções que ajudem a natureza e que auxiliem positivamente no fluxo de caixa, seja a curto, médio ou longo prazo.

Esteja certo que entrevistas de empregos bem renumerados fatalmente trarão o tema à discussão. Neste sentido é sempre importante estar atualizado, fator este que diminui bastante a chance de continuar desempregado.

Por Renato Duarte Plantier