Dando nome aos bois….coisa nada fácil.

11 de maio de 2012

Expressão bem conhecida, utilizada geralmente para indicar quem fez o que, mas neste caso ela está associada ao processo de dar nome a um produto.

Parece fácil, porém a coisa necessita de mais trabalho. Junto com a escolha de um nome para um produto vem também a criação de uma logomarca e ambos, nome e logomarca  para alguns segmentos precisam traduzir atributos, características ou finalidade do produto de forma clara para compreensão por parte do mercado, afim de serem facilmente assimilados.

Definido o nome, a coisa certa a fazer antes de tudo é registrar esse nome e logomarca, aí começa, como é grafia ? é com C ou K ? com y ou i ? a sonoridade é igual ou semelhante a de um produto existente ?

Em quais classes de produto será registrado ? Equipamento de construção ? Brinquedos ? E se for registrado em uma classe e o referido nome já existir outra classe ?

Bem,  imagine que você registre um determinado nome e depois venha a descobrir que na Junta Comercial existe uma empresa que está registrada com esse nome.

De fato é um pouco trabalhoso dar nome a produtos e efetuar seu registro envolve recursos e tempo, porém sai mais em conta do que dar um nome a um produto, desenvolver um plano de divulgação, criar folders, banners e etc. efetuar a divulgação e depois de tudo isso como o produto “decolando” no mercado, chega uma notificação solicitando que você pare com a divulgação e exija a retirada imediata do nome, pois uma empresa já detém esse nome.

Fonte http://www.cafecomnegocios.com/