A Automação Comercial tem como principal foco transformar tarefas repetitivas realizadas manualmente em processos automáticos, essencialmente com o auxílio de um software instalado em um computador.
Uma das principais melhorias encontradas ao se automatizar um estabelecimento é a diminuição, e até mesmo eliminação, de erros gerados pela falta de integração eletrônica entre os departamentos da empresa. Graças à automação, será possível gerar relatórios que, conforme as configurações determinadas, poderão avisar ao usuário o problema ocorrido, evitando o agravamento da situação.
Além de auxiliar na solução de problemas, a automação comercial também permite integrar dados financeiros de diferentes filiais com total eficiência, agilizando a tomada de decisões, que por conseqüência, aumenta a capacidade de adaptação da empresa ao mercado.
Há uma década o governo utiliza ferramentas de automação no intuito de amenizar a corrupção e aumentar a fiscalização, através de programas como a Nota Fiscal Paulista, que incentiva que o comprador a exigir o cupom fiscal e, consequentemente, obriga o estabelecimento a emiti-la, limitando a possibilidade de sonegação de impostos.
Graças à evolução tecnológica, as diferenças presentes entre microempresas e multinacionais diminuirão, pois com o auxilio da internet e de lojas virtuais bem estruturadas, pequenas empresas serão capazes de concorrer de igual para igual, dependendo apenas de um bom trabalho de marketing digital.
Fonte: http://www.mecatron.org.br