Vendas do Dia das Mães apontam aceleração no consumo

17 de maio de 2012

Diversas pesquisas apontam crescimento nas vendas sobre o ano passado e já é possível notar uma resposta dos consumidores

Os resultados das vendas do Dia das Mães reforçam a percepção de que o alto nível de endividamento das famílias brasileiras está tendo efeito limitado sobre a diminuição do consumo. Diversas pesquisas apontam crescimento nas vendas sobre o ano passado e, segundo especialistas, já é possível notar uma resposta dos consumidores aos estímulos dados pelo governo, que incluem redução de juros.
“Acreditamos que nos próximos meses a inadimplência vai arrefecer e o consumo aumentar”, diz Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa Experian. De acordo com levantamento da entidade, as vendas no Brasil para o Dia das Mães deste ano superaram em 7,3% as registradas em 2011, quando o crescimento sobre o ano anterior já havia sido forte, de 12,4%.

O aumento polpudo nas vendas se deu apesar de a inadimplência no mês passado estar 23,7% acima do nível de abril de 2011, segundo indicador da Serasa Experian.

“Não são esses consumidores que estão puxando o varejo”, observa Almeida. Ele explica que grande parte dos consumidores controlou seus gastos nos primeiro meses deste ano e, agora, estão voltando às lojas. Prova disso, segundo ele, é o aumento da participação dos presentes de maior valor nas compras para o Dia das Mães. Na sondagem feita pela Serasa Experian, os varejistas entrevistados afirmaram que a expectativa era de que 39% dos presentes tivessem valor superior a R$ 100. No ano passado, essa fatia era de 31%.

“Com a redução dos juros bancários, os consumidores já começam a renegociar suas dívidas. Isso deve desafogar os orçamentos familiares e potencializar o consumo no segundo semestre”, argumenta Almeida.

Essa avaliação também é feita pelo diretor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Silvio Vasconcelos. “A inadimplência já é um obstáculo ultrapassado”, afirma. Para ele, o consumidor está aprendendo a ser mais cauteloso com financiamentos e a tendência é de um consumo mais responsável daqui pra frente. “Com a recuperação do crédito e o aumento da renda, o varejo poderá crescer 5% neste ano em relação a 2011”, calcula.

Levantamento da CNDL com base em dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que as vendas na semana que antecedeu o Dia das Mães deste ano aumentaram 4% na comparação com o mesmo período de 2011.

O resultado ficou próximo do registrado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). A pesquisa da entidade mostra que os comerciantes da cidade de São Paulo faturaram 3,5% mais neste ano com o Dia das Mães que em 2011. O número ficou dentro das estimativas do setor, que esperava aumento entre 3% e 5% nas vendas deste ano sobre o ano passado.

Fonte: Valor Online