Por que contratar um Relações Públicas?

18 de maio de 2012

Descubra a importância do Relações Públicas nas organizações, seja elas, públicas, privadas, sem fins-lucrativos, etc.!
Pense nisso e ganhe cada vez mais vantagem competitiva.

¨O profissional de relações públicas atua como técnica especializada de relacionamento, cujo objetivo principal é perceber as realidades da sociedade/organização, a obrigatoriedade de seus inter-relacionamentos institucionais e mercadológicos, suas necessidades permanentes de comunicação e seus envolvimentos harmônicos ou controversos com as sociedades. Sua influência é exercida de forma efetiva no planejamento e na ordenação inteligente de diretrizes e ações de benefício, tanto das organizações como da sociedade, tendo como resultado final a conquista da aceitação e do apoio da opinião pública. ¨(KUNSCH)
¨Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas¨. (James E. Grunig)

A atividade principal de Relações Públicas é planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional da organização como recurso estratégico de sua interação com seus diferentes públicos e ordenar todos os seus relacionamentos com esses públicos, para gerar um conceito favorável sobra a organização, capaz de despertar no público credibilidade, boa vontade para com ela, suas atividades e seus produtos.
Relações Públicas concentra-se na identidade da organização e na sua filosofia comportamental, tendo por foco sua imagem projetada na opinião pública. O profissional de Relações Públicas, pela lei brasileira, precisa ser formado em curso superior, ter registro no Conselho da categoria e pode exercer sua atividade como profissional liberal, assalariado ou de magistério nas entidades de direito público ou privado, tendo por fim o estudo ou aplicação de técnicas de política social destinada à intercomunicação de indivíduos, instituições ou coletividades.
As Funções de Relações Públicas segundo o Conferp (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas)
• Promover pesquisas de opinião pública, de imagem e clima organizacional;
• Analisar Resultados e Diagnosticar;
• Definir os Públicos Estratégicos da empresa;
• Detectar situações que possam afetar a imagem junto aos públicos e à opinião pública.
Assessoria e Consultoria
• Sugerir políticas de Relações Públicas para a organização;
• Sugerir políticas de Propaganda Institucional e Apoio ao Marketing;
• Sugerir atitudes ou mudanças de atitudes no tratamento com os públicos e em relação à opinião pública.
Planejamento
• Elaborar Planejamento Estratégico de Comunicação para a organização;
• Elaborar planos, projetos e ações de Relações Públicas;
• Planejar Campanhas Institucionais de Comunicação e de Propaganda.
Execução
1. Comunicação entre empresa e públicos estratégicos
Implantar e coordenar as ações definidas no Planejamento Estratégico e conduzir os trabalhos de modo a conscientizar:
• todos os níveis da organização buscando o envolvimento e o engajamento no processo de comunicação e de formação de imagem;
• definir projetos de comunicação dirigida aos públicos estratégicos da empresa a fim de informá-los corretamente sobre as atividades da organização e obter deles aceitação e boa vontade em relação a empresa.
2.Ações de Comunicação Dirigida
• Elaborar publicações da empresa (House Organ, Newsletter, Folhetos, Relatórios);
• Desenvolver modos de comunicação por meios audiovisuais e eletrônicos e de informática – Internet e Intranet;
• Elaborar campanhas de informação, conscientização e institucionais – internas, dando apoio à administração e recursos humanos e externas, em apoio à administração, marketing, vendas e negócios em geral;
• Organizar congressos, conferências, simpósios, etc.;
• Elaborar quadros de avisos, murais, jornais murais;
• Organizar e dirigir visitas às organizações, exposições, mostras, etc.;
• Redigir discursos, correspondências e atender consultas e pedidos;
• Manter contatos pessoais e por outros meios com líderes de opinião, empresários, autoridades, etc.;
• Supervisionar coberturas fotográficas, filmagens, vídeos, sistemas de transmissão de teleconferências, etc.;
3.Eventos e promoções especiais
• Organizar eventos e encontros empresariais que tenham caráter informativo para construir imagem.
• Dirigir cerimonial e representar a empresa e sua direção;
• Manter cadastro de líderes de opinião de interesse da empresa.
4. Gerência de assuntos públicos
• Acompanhar assuntos de interesse público afetos à empresa;
• Organizar e coordenar grupos de trabalho específicos por assunto;
• Coordenar a execução das atividades sugeridas por esses grupos.
5. Relacionamento com a Imprensa
• Organizar e manter atualizado cadastro de jornalistas de interesse;
• Definir estratégias de abordagem e aproximação;
• Estabelecer programas de relacionamento;
• Manter contatos permanentes e dar atendimento aos chamados e demandas;
• Elaborar e distribuir noticiário e organizar e dirigir entrevistas; • Organizar e manter atualizados arquivos de áudio, foto e imagem.
Avaliação
Avaliar, com técnicas de pesquisa e análise, os resultados dos trabalhos de Relações Públicas.

Fonte: http://rpmarcos04.wordpress.com
Imagem Google