Combate ao Tabagismo no Ambiente Corporativo

22 de maio de 2012

A luta contra o tabagismo vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, reforçada pelas restrições impostas ao fumo em locais públicos e as propagandas que visam incentivar o uso do cigarro.

O cigarro tem na sua composição mais de 4770 substâncias químicas com diferentes graus de toxicidade, sendo as principais: nicotina, alcatrão, monóxido de carbono.

Segundo os estudos mais recentes, comprovou-se uma relação direta entre o uso do cigarro e o desencadeamento de diversas doenças nos mais diversos órgãos do corpo humano, desde uma Laringite até a maioria dos cânceres, quebrando o mito de que só as doenças dos pulmões poderiam ser agravadas ou causadas pelo fumo.

O número de ausências no trabalho, em virtude de transtornos causados pelo fumo, aumenta a cada dia. Uma alternativa para minimizar esta situação nas empresas é a criação de programas de saúde para ajudar e incentivar seus funcionários a parar de fumar. No ambiente corporativo, os prejuízos sofridos pelo cigarro vão desde o afastamento por doença, até uma queda de performance em virtude da vontade constante de fumar, em situações em que é obrigado até a interromper suas tarefas no trabalho.

O programa de saúde e qualidade de vida da Torres Associados tem focado muito as questões comportamentais como causadoras das maiorias das doenças. Os estudos demonstram que 95% das doenças têm alguma relação com o comportamento do indivíduo. Nossa intenção é orientar e apoiar programas preventivos, como por exemplo, aqueles voltados para dependência química, onde está incluído o Programa dirigido para as pessoas que desejam e tem dificuldade em parar de fumar.

Reconhecemos e entendemos a dificuldade de parar de fumar, uma vez que a nicotina realmente causa uma dependência considerável, mas existem alternativas hoje no mercado que tem se mostrado muito eficazes no sentido de minimizar os efeitos indesejáveis que acompanham o abandono do vicio, envolvendo até um apoio psicoterápico em casos especiais.

A nossa mensagem é muito mais de compreensão do que de critica. Se você deseja parar de fumar procure conhecer e fazer uso dos tratamentos alternativos (sob orientação especializada), pois agindo assim, sua qualidade de vida melhorará em todos os sentidos.

Por Luiz Massad*

*Luiz Massad é gestor médico da Torres Associados, uma das cinco maiores consultorias de benefícios e gestão empresarial do país.  Além de ser especializado em Medicina do Trabalho e Auditoria Médica, é perito judicial psiquiátrico e professor em Formação de Peritos Judiciais e Reciclagem em Psiquiatria, promovendo diariamente qualidade de vida em seu trabalho.