Hábitos comprometedores

23 de maio de 2012

Atitudes pouco saudáveis no ambiente de trabalho podem prejudicar a saúde

Quem passa a maior parte do dia no trabalho acaba adquirindo hábitos pouco saudáveis. E só se dá conta do problema quando, de fato, as doenças começam a aparecer. Daí a importância de incorporar e manter comportamentos sadios – mesmo em dias de muito trabalho. Médicos apontam alguns dos erros mais comuns, suas conseqüências e como evitá-los:

1) Sentar muito próximo ao computador: “Pessoas que utilizam o computador como instrumento de trabalho, passando horas digitando e – muitas vezes – em ambiente com iluminação precária, estão mais expostas aos problemas de visão. Os mais freqüentes são dores de cabeça, irritação e vermelhidão na vista, sensações de ardor (como se houvesse um cisco permanentemente nos olhos), tremor involuntário das pálpebras e agravamento dos problemas de visão em geral”, afirma Renato Neves , diretor da rede Eye Care Oftalmologia. O médico sugere pausas durante o expediente e diz que o monitor deve estar posicionado de modo a não sofrer reflexos diretos de luz. “Em ambientes com ar-condicionado, é muito importante a troca regular dos filtros de ar, como também a instalação de umidificadores  para não comprometer a lubrificação natural dos olhos”.

2) Ficar muito tempo em pé ou sentado: “Pessoas que se movimentam pouco durante o dia correm o risco de desenvolver varizes (veias tortuosas na perna, que levam o sangue a circular no sentido errado), dores nas pernas e problemas vasculares mais sérios, como inchaço e até Trombose Venosa Profunda”, alerta o cirurgião Kasuo Miyake, Doutor em cirurgia vascular pela USP. O ideal seria que as pessoas fizessem pequenas pausas durante o dia e caminhassem pelo escritório para facilitar a circulação do sangue.

3) Beber pouca água: Além de transportar nutrientes e eliminar toxinas, a água regula a temperatura do corpo. “Quando a pessoa fica muito tempo sem beber água, pode sofrer disfunções nas partes corporais, causando principalmente sobrecarga renal”, avisa Fernanda Giannecchini, nutricionista da Estética Onodera. Ela recomenda a ingestão de oito a dez copos de água por dia. “Não espere ter sede, porque esse já é um sinal de desidratação”. Além disso, explica Kasuo Miyake, a boa hidratação ajuda a prevenir a formação de coágulos no sangue, problema que pode levar à TVP ( trombose venosa profunda) .

4) Almoçar rápido, comer só lanches e guloseimas: A alimentação inadequada favorece o ganho de peso e o acúmulo de gordura corporal. A obesidade é vista como um problema de saúde pública, podendo trazer doenças associadas, como diabetes, hipertensão arterial, câncer, doenças do aparelho digestivo e problemas cardiovasculares. De acordo com a nutricionista Fernanda Giannecchini, “não é correto um almoço apressado, muito menos à base de lanches, e ficar sem comer a tarde toda. O ideal é um almoço com cardápios diversificados. À tarde, é aconselhável uma alimentação balanceada, como barras de cereais, sucos de fruta e iogurtes. Se a opção for um lanche, prefira pães integrais, peito de peru ou chester, atum, frango, saladas e legumes. Não abuse de frituras, folhados, bolachas recheadas, doces, salgadinhos de pacote e sorvetes”.

5) Usar salto alto todos os dias: Para quem não dispensa esse hábito, é recomendável um alongamento na panturrilha – comumente chamada de batata da perna e que funciona como o coração das pernas – ao chegar em casa do trabalho. “O exercício diário vai prevenir o encurtamento das panturrilhas provocado pelo salto e ajudar a manter a boa circulação do sangue”, explica o doutor Miyake.

Fonte: empregos.com.br
Imagem: Google