Um exemplo para ser carismática no trabalho é saber ouvir o colega de trabalho ou seu gestor. Veja nossas dicas!
Um bom profissional hoje em dia é avaliado não apenas por fazer trabalho corretamente, mas também por ser uma peça chave para o crescimento da empresa. Liderança e fácil de resolução de problemas são apenas algumas das competências que os gerentes procuram ao contratar alguém e até promover um funcionário.
Mas não são apenas competências que um funcionário necessita ter. Uma das características não menos importantes é o carisma, que pode abrir muitas portas na empresa. Para a coach Marcela Buttazzi, fundadora e sócia diretora da MB Coaching, Coach e Analista Quântica, a pessoa carismática abre portas em qualquer situação, seja na empresa, no convívio familiar ou no âmbito pessoal.
VEJA 5 DICAS PARA CATIVAR AS PESSOAS NO TRABALHO
“O carisma não é considerado uma competência, é um dom, um talento que nasce com o indivíduo”, explica a especialista que ressalta: para as mulheres, é mais fácil se tornar uma mulher carismática até pela questão cultural e pela própria criação. “Somos estimuladas pelos pais e pela sociedade a ser comunicativa, agradável, cortês de uma forma natural”, avalia Marcela. Mas de que forma é possível ser carismática com todas as pessoas no trabalho?
Um exemplo para ser carismática no trabalho é saber ouvir o colega de trabalho, o seu colaborador, seu gestor ou parceiro de negócio. Para a coach, a mulher precisa utilizar o bom senso, impor limites, ser reservada, entretanto ao mesmo tempo ser cordial, sorridente e estar apta para ajudar o próximo.
Por Madson Moraes