Vício em cigarro pode atrapalhar sua vida profissional

28 de maio de 2012

É cada vez maior o cerco contra os fumantes. Se a abstinência reduz o seu rendimento, é melhor encarar de vez o problema e parar de fumar.

Antigamente o cigarro era símbolo de status e glamour. Era comum ver estrelas de cinema, empresários e executivos com seus cigarros em locais públicos e até mesmo fechados. Até os anos 50 era possível fumar dentro de uma sala de cinema.

Mas as coisas mudaram muito. Hoje sabemos que o cigarro é responsável por doenças crônicas como câncer e enfisema pulmonar. Além disso, a fumaça incomoda muito mais as pessoas, que aprenderam a reclamar e reivindicar seus direitos. Hoje em dia é difícil fumar em qualquer ambiente fechado e até mesmo em alguns abertos.

A regra também se aplica nas empresas. Você consegue imaginar uma reunião de executivos ou de profissionais, com todos fumando ao redor de uma mesa numa sala fechada? É difícil conceber uma cena dessas nos dias de hoje.

Mas se você é viciado em nicotina, saiba que não é o único. Muitas pessoas sofrem com esse mal e tentam às duras penas largar o vício. O importante é ter força de vontade! A dependência em nicotina está relacionada ao organismo. É um vício químico. Quem já fuma há muito tempo terá problemas como dor de cabeça. Irritação, ansiedade. Parar é um processo dolorido, mas que vale a pena encarar.

Cada vez mais as empresas procuram um perfil de profissional livre do tabagismo. Isso porque um fumante tem mais chances de ter problemas sérios de saúde e de concentração. Ficar sem aquele cigarrinho depois do almoço é um problema para você? Então é melhor pensar em procurar ajuda.

Por Thiago Foresti