O que perguntar ao franqueador antes de fechar negócio

29 de maio de 2012

Esta reportagem é um extra da matéria “50 novas franquias”, publicada na edição impressa de Pequenas Empresas & Grandes Negócios (ed. 278 – março/2012)

Antes de fechar negócio com uma franquia, é essencial conversar bastante com o franqueador para se certificar de que a empresa tem uma estratégia sustentável de expansão e de que está preparada para dar suporte às novas unidades.

Para ajudar nessa tarefa, Paulo Ancona, sócio da consultoria Vecchi Ancona, especializada em franchising, criou um check-list com todas as perguntas que um candidato a franqueado deve fazer ao responsável pela franquia.

Mas o questionamento não deve se limitar ao franqueador, alerta Ancona. “Peça a lista de franqueados e contate alguns deles para saber o que vai bem, quais são os principais problemas da rede e como ela age para resolvê-los”, afirma o consultor.

Confira as 20 perguntas fundamentais para decidir se vale a pena investir na marca.

1. Há quanto tempo a empresa existe e desde quando vende franquias?

2. Que tipo de suporte a marca oferece aos franqueados?

3. Qual é a frequência de visitas e de reciclagens?

4. Já houve casos de franquias fechadas? Qual foi o motivo?

5. Qual é a projeção de vendas para os próximos 12 meses?

6. Qual é o perfil considerado ideal para os franqueados da rede?

7. Como é a concorrência no ramo e como a marca se posiciona em relação a isso?

8. Existe apoio na escolha do ponto? Quem o aprova?

9. Quanto tempo dura o treinamento e como ele é feito?

10. Há manuais operacionais que eu possa consultar se tiver dúvidas?

11. Os produtos respeitam as diferenças regionais ou são iguais em toda a rede?

12. O preço final sempre é definido pelo franqueador?

13. De quem vou adquirir equipamentos, insumos e produtos necessários ao negócio?

14. Qual é o valor total de investimento, incluindo ponto, equipamento, instalações e estoque?

15. Quais são os valores de receita líquida mensal, despesas operacionais, impostos diretos e lucro líquido antes dos impostos?

16. A empresa tem projeção financeira para os próximos cinco anos?

17. Quantas horas diárias devo dedicar à operação do negócio?

18. Quais são as condições para a rescisão unilateral do contrato?

19. Qual é o perfil dos consumidores e como esses dados são atualizados?

20. Terei exclusividade no território em que atuo? Como esse território é definido?

Por  Bruna Martins Fontes