14 milhões de domicílios brasileiros têm TV paga

30 de maio de 2012

Com 283,8 mil adições líquidas em abril de 2012, o Brasil fechou o segundo bimestre com quase 14 milhões de domicílios com  TV por assinatura. O crescimento registrado representa uma evolução de 2,07% em relação a março de 2012 e 30,98% em relação a abril de 2011. Foram mais de 3,3 milhões de novas assinaturas em 12 meses. Considerando-se o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE, os Serviços de TV por Assinatura são distribuídos, atualmente, para aproximadamente 46,1 milhões de brasileiros.

Os serviços de TV por assinatura são prestados utilizando-se de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 57,1% da base e a dos serviços a cabo alcançou 41,4% dos assinantes. Em abril de 2011, os serviços DTH representavam 49,2% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 48,1% de market share.
Em abril de 2012, o DTH, com a adição de 234,83 mil assinantes, cresceu 3,0%. O universo de assinantes que recebem os serviços via TV a cabo registrou acréscimo de 57,6 mil novas assinaturas – crescimento de 1,0% em abril. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 8,6 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de 4,0% de sua base.

A variação na base do serviço TVA é resutado da alteração na metodologia de contabilização das assinaturas por parte de algumas prestadoras. Anteriormente, as prestadoras informavam o número de edifícios assinantes do serviço. Agora, cada unidade é considerada como um assinante.

Regiões e Unidades da Federação

Enquanto as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional, as regiões Sul e Sudeste registraram crescimento inferior. Entretanto, das 3,3 milhões de novas assinaturas registradas nos últimos 12 meses, quase 2,4 milhões ocorreram nas regiões Sul e Sudeste.

Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por terem registrado desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos serviços de TV por Assinatura.
* Com informações do Adnews