Previdência privada do Sicoob registra crescimento de 146%

30 de maio de 2012

O volume de ativos da Sicoob Previ, previdência privada do Sicoob, alcançou a marca de R$ 32 milhões no final de abril deste ano. O valor é 146% superior ao montante acumulado de abril de 2011, que foi de R$ 12,7 milhões. A rentabilidade do mês de abril também foi recorde, chegando a113% do CDI, com baixo risco na gestão dos ativos.

De acordo com Ricardo de Amorim, gerente de Captações do Bancoob, instituição financeira provedora do plano de previdência para as cooperativas do Sistema, as condições oferecidas são muito atrativas. “Como a Fundação Sicoob Previ não visa lucro, as taxas são bastante competitivas. Não existe hoje, no mercado, nenhum outro mecanismo financeiro que se compare quando falamos de investimento de médio e longo prazo”, afirma.

O plano de previdência privada do Sicoob é oferecido em suas cooperativas de crédito, e para ter acesso ao produto basta ser associado de uma delas. A taxa de administração do investimento no Sicoob é de 0,25% ao ano, enquanto a taxa média anual do mercado gira em torno de 2,5 a 3%.

A taxa de carregamento na previdência do Sicoob é de 2,5%. Segundo Amorim, o valor cobrado pelo carregamento é a única fonte de recurso da Fundação. “A taxa tem pouca influência sobre os valores acumulados pelos participantes. Tal valor, que é cobrado apenas sobre as quantias depositadas mensalmente, é recuperado com a rentabilidade no prazo médio de quatro meses, sendo a única forma de custear o funcionamento da Fundação Sicoob de Previdência Privada”, explica.

Fonte: Blog Sicoob