Internet via banda larga está em 40% das residências brasileiras

31 de maio de 2012

Os dados foram obtidos pela Folha. A meta é que 70% das casas tenham acesso à banda larga até o final 2014

Em abril, os acessos em banda larga fixa e móvel chegaram a 73 milhões em todo o país

O acesso à banda larga fixa está presente em 40% dos domicílios brasileiros, percentual que era de 27% no início de 2011.  Os dados são do jornal Folha de S.Paulo da última segunda-feira (28). O número ainda está longe da meta do governo, que pretende que o acesso chegue a 70% das residências até o final do mandato da presidente Dilma Rousseff, em 2014, conforme a publicação.

Durante o programa “Café com a Presidenta” do dia 21, Dilma afirmou que atualmente existem mais de 72 milhões de conexões à internet em banda larga no Brasil. Em sua fala, a presidente disse também que o acesso à internet fixa e móvel no Brasil quase dobrou desde o início de 2011.

O diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, disse à Folha que, apesar de as companhias encontrarem dificuldades para cumprir o prazo estabelecido pelo Governo, elas não estão se sentindo pressionadas. De acordo com Levy, um dos entraves são os impostos, sobretudo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“É possível cumprir a meta, mas há condicionantes para essa rápida implantação de infraestrutura, como as leis em Estados e municípios que restringem a instalação de antenas. Já temos problemas concretos no Rio de Janeiro e em São Paulo”, explicou o diretor-executivo do SindiTelebrasil à publicação. Segundo ele, as áreas que podem receber antenas são limitadas por mais de 240 leis no Brasil.

Expansão
Os acessos em banda larga fixa e móvel chegaram a 73 milhões em todo o país em abril, sendo 54,3 milhões de banda larga móvel e 18,7 milhões de banda larga fixa, revelou um levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Nos quatro primeiros meses deste ano, a base de banda larga cresceu mais de 22%. Já contabilizando os últimos 12 meses, o número de acessos cresceu 73%.

Ainda segundo o jornal Folha de S. Paulo, o investimento do governo no setor cresceu de R$ 17 bilhões por ano até 2010 para R$ 22 bilhões, em 2011. A expectativa do governo é de alcançar um investimento médio anual de R$ 25 bilhões a R$ 27 bilhões por ano, informou a publicação.

Fonte: Ibahia.com